Municípios do Noroeste Fluminense discutem seca em Itaperuna
|
|
Foi realizada em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, reunião nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, sobre a situação de falta d´água na região Noroeste Fluminense. Durante a abertura do encontro, o secretário Municipal de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, falou sobre o objetivo da reunião e que ao final, seriam levantadas algumas propostas sobre ações que pudessem ser realizadas imediatamente, bem como ações a serem concretizadas a curto e médio prazo.
A presidente da Colônia de Pescadores Z-20, Virgimar Magalhães, informou que vai solicitar à equipe do Território do Norte, de maneira que possa somar forças com a região Noroeste e fazer um documento único com o objetivo de buscar soluções para a falta d´água. Na oportunidade foi mencionada a necessidade de realizar um levantamento sobre a situação de todas as comunidades rurais de Itaperuna.
Sinval Martins, secretário de Agricultura de Natividade, disse que é preciso existir política de recuperação das nascentes e ter um programa de maior credibilidade. “O programa Rio Rural tem a recuperação de nascentes, porém, precisa ser mais eficaz e simplificado. É preciso parceria direta com o INEA e a Secretaria de Meio Ambiente, com autonomia para ações mais eficazes. Órgãos com critério único para todos”, ressalta.
Frank Arcanjo, representando a Secretaria de Ambiente de Itaperuna, alertou o produtor rural sobre a necessidade de adequar a sua propriedade às normas de meio ambiente. Ressaltou a necessidade de construir barragens e açudes de forma adequada, atendendo às necessidades do produtor rural.
Sobre o município de Porciúncula foi informado que as dificuldades também são inúmeras, inclusive, houve perda de 40% da plantação de café. O município tem buscado projetos para que as ações sejam desenvolvidas dentro da comunidade, a fim de resolver a grave situação. Representantes de outros municípios, bem como de outras instituições, expuseram suas opiniões, que contribuíram para a elaboração final do documento que propõe ações imediatas, além de ações de curto é médio prazo.
Dentre as ações imediatas, Bolsa Emergencial (social e econômica); perdão de dívidas do Pronaf e Rio Genética para os agricultores familiares; patrulha mecanizada (Estrada da Produção) para realizar limpeza dos valões e açudes; ampliação do Projeto Limpa Rio – Norte e Noroeste Fluminense; e criação de banco municipal forrageiro.
Já as ações a curto e médio prazo são: abertura de poços artesianos; novas técnicas de produção; prioridades de programas governamentais nas áreas atingidas; combate às queimadas (incêndios pastagens e matas); agilidade nas outorgas; repovoamento dos rios e açudes com as espécies nativas; combate ao desmatamento; viabilizar o CAR e o PSA; inclusão do Município de Itaperuna no PAC 3 (acima de 50 mil habitantes); contrapartida ambiental do produtor rural (modelo Rio Rural); contemplação dos produtores interessados em programas ambientais do Rio Rural; emergencial alimentação do gado; dentre outras ações.
Ao final da reunião, o secretário Luiz Alberto agradeceu a presença de todos e ressaltou a união como força motivadora para buscar benefícios para o município de Itaperuna e toda região Noroeste Fluminense.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Foto: Rádio Itaperuna Gospel FM
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed