Main Menu

FIRJAN e UFF formam 260 diretores de escolas públicas em MBA de Gestão Empreendedora

 
 

Antonio Neto e Viviane Souza - Foto Vinicius Magalhães

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação do estado do Rio, o Sistema FIRJAN formou, na quinta-feira, (13/11), 260 gestores de escolas públicas no MBA de Gestão Empreendedora. Desse total, 20 são das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A capacitação, uma parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a Secretaria de Estado de Educação, propõe que depois de formados os diretores e vice-diretores implantem projetos inovadores e empreendedores em suas escolas.

“Hoje vocês passam a integrar um crescente e imprescindível grupo de profissionais capazes de contribuir para a melhoria da educação estadual. Estamos certos do quanto é importante ofertar, a vocês diretores, alternativas que contribuam para o desenvolvimento de novas competências, pessoais e profissionais, que os auxiliem a enfrentar adequadamente tamanhos desafios”, disse a superintendente do SESI Rio e diretora regional do SENAI, Maria Lúcia Telles.

Para o subsecretário estadual de Gestão de Ensino, Antonio Neto, o MBA é mais um passo para a reorganização da educação do estado do Rio: “Sem gestão a sala de aula não funciona bem. Este é um elemento fundamental para a qualidade da educação e essa capacitação contribui para a profissionalização cada vez maior da gestão”.

Maria Lúcia Telles - Foto Vinicius Magalhães (2)

Sandra Mariano, coordenadora do MBA, destacou a melhora do estado do Rio no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “O MBA faz parte de uma ação estruturada de gestão para preparar essa transformação que fez o Rio de Janeiro passar das últimas posições para o 4º lugar no índice”, reforçou ela.

A oradora da turma, Viviane Souza Pereira de Paula, lembrou que de nada valeria viver se não existissem desafios a serem superados e metas a serem alcançadas: “Com essa formação, nossas mentes foram abertas para compreender problemáticas e pensar soluções práticas para eles. No MBA, fomos confrontados com desafios de gestão que estão em nosso dia a dia. A partir de agora, uma gestão dos novos tempos acaba de ser confiada a nós”.

A formatura também teve a presença do subsecretário de estado de Gestão de Pessoas, Antoine Azevedo Lousao. Na ocasião, três diretoras que se destacaram por seus resultados no MBA receberam uma placa de mérito acadêmico da UFF. Além disso, a Universidade lançou uma série de vídeos com histórias de sucesso de parcerias público-privadas para implantação de projetos nas escolas.

Parceria para capacitação – O MBA Gestão Empreendedora foi implantado no estado do Rio em 2010. Dois anos depois, o Sistema FIRJAN firmou parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e os gestores de escolas públicas de São Paulo também passaram a ser qualificados. A meta do programa é capacitar, até 2016, 100% dos gestores dos dois estados.

(*) Com informações da ASCOM/FIRJAN

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed