Itaperuna realiza audiência pública sobre o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo
|
|
Em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, aconteceu nesta segunda-feira (17/11), audiência pública referente ao Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. Na sexta-feira (14), também foi realizada audiência pública sobre o mesmo tema. Ambas as reuniões aconteceram no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna.
O Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo está em consonância com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Vale ressaltar que o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo 2014-2023, publicado no dia 19 de novembro de 2013, prevê uma série de ações articuladas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, capacitação para o trabalho e esporte, aos adolescentes que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas.
Apresenta ainda, as diretrizes e o modelo de gestão do atendimento socioeducativo que deverá ser adotado em todo o País. Para a secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Loíde Estides, o Estatuto da Criança e do Adolescente remete aos municípios a atenção aos problemas em relação às suas crianças e adolescentes. “Ainda que exista verba prevista para essa atenção, seja a nível estadual ou federal, o controle é municipal, assegurando a rede de suporte necessária para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente”, explica Loíde.
Inclusão social e medidas socioeducativas são questões de extrema importância, que precisam de especial atenção. A intersetorialidade e a corresponsabilidade da família, comunidade e Estado são essenciais para que todos os esforços obtenham sucesso. Com a formulação das diretrizes, bem como o compromisso partilhado, o município poderá avançar na política pública voltada à criança e ao adolescente. Assim sendo, criam-se condições possíveis para que o adolescente em conflito com a lei, deixe de ser considerado um problema, para ser compreendido como uma prioridade social.
As audiências públicas contaram com a participação de representantes da sociedade civil; Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação; Procuradoria do Município; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); CREAS (Centro de Referência Especial da Assistência Social); SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); Conselho Tutelar; Casa Lar; PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); demais autoridades e convidados.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed