Jornalista Paula Saldanha completa 40 anos de televisão
|
|
Um das primeiras apresentadoras do “Fantástico” nas décadas de 1970 e 1980, Paula Saldanha completa 40 anos de televisão em 2014. Para marcar a data, a jornalista, que se consagrou no jornalismo voltado para as questões ambientais, lança a versão em DVD e BluRay do seu documentário “Krajcberg, o grito da natureza”, sobre o artista plástico polonês Frans Krajcberg, que vive no sul da Bahia e é fascinado pelas belezas naturais do Brasil. A premiada produção, já exibida no programa “Expedições”, da TV Brasil, foi feito em parceria com o seu marido, o biólogo Roberto Werneck .
— Esse trabalho vai ser levado para a conferência do clima da Organização das Nações Unidas, em Paris, no final de 2015 — adianta Paula, que é casada há 42 anos, tem três filhos e três netos.
Entre os feitos mais memoráveis da carreira, ela destaca as mudanças sociais, ambientais e científicas que promoveu a partir dos documentários que fez com seu marido.
— Lutamos contra a grilagem de terras, a favor de pescadores, denunciamos queimadas na Serra da Canastra, a indústria da seca no Nordeste. Fomos ao topo da Cordilheira dos Andes para ver a verdadeira nascente do Rio Amazonas, em 1994. Diziam que era no norte do Peru, mas provamos, junto à comunidade científica, que é no sul do Peru. Mudamos o mapa — conta, orgulhosa.
Ela também se orgulha de ter implantado o tema “ecologia” no jornalismo brasileiro.
— Em 1976, comecei a fazer reportagens ambientais para o “Jornal hoje” e, em 1979, criei o primeiro programa de meio ambiente da televisão brasileira, o “Globinho repórter” — lembra a jornalista, que também apresentava o telejornal infantil “Globinho” na mesma época.
Paula deixou os estúdios da Globo em 1984 para fazer reportagens ecológicas independentes e “ter mais liberdade”, mas até hoje é reconhecida nas ruas.
— Metade da audiência do meu programa juvenil era de adultos, porque ele era subversivo, jovens contestavam a política de pão e circo, e a ditadura não censurava. E diluíamos as críticas entre animações. Até hoje sou abordada por pessoas com mais de 35 anos — diz a jornalista, que agora prepara uma atração para a TV fechada com estreia prevista para 2015.
(*) Com informações da Revista da TV
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Clique Aqui e saiba mais do BBB
Clique Aqui e saiba mais sobre Notícias da TV
Clique aqui e Veja Resumo de Novelas
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed