Secretaria de Saúde de Itaperuna intensificou ações referentes à saúde do homem
|
|
No Noroeste Fluminense, o município de Itaperuna, ‘vestiu’ azul durante todo o mês de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde intensificou uma série de ações referentes ao “Novembro Azul”, voltadas à conscientização sobre as doenças que mais acometem a população masculina, tendo como foco principal, o câncer de próstata.
No último sábado (29), por exemplo, aconteceu o “Dia Especial da Saúde do Homem”, na Avenida Cory Pillar, na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Bairro Presidente Costa e Silva, nas proximidades do local onde é realizada a Feira Livre.
Durante o evento foram desenvolvidas algumas ações, como aferição de pressão, orientações com profissionais da área médica, bem como atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, psicólogo, dentre outros.
As ações foram voltadas especialmente aos cuidados e prevenção, direcionados ao câncer de próstata e morte súbita, agravos de saúde mais incidentes na população masculina, com o tema “A informação e os cuidados da assistência de enfermagem como prevenção na incidência da morte súbita e dos agravos coronários na população masculina”.
Ainda durante a ação, foram oferecidos serviços como o exame de PSA, hemograma completo, avaliação do IMC, consulta de enfermagem, além de informações e orientações pertinentes às doenças que mais ocorrem na saúde da população masculina. O evento ainda contou com a participação de acadêmicos do terceiro período de Enfermagem da UNIG, que foram à Feira Livre convidando os homens a participarem das atividades, ocorridas durante toda a manhã.
A enfermeira da ESF Costa e Silva, Bruna Bairral, disse que ficou muito satisfeita com o resultado da ação. “Quero agradecer o apoio da comunidade, do secretário Marcelo Poeys que esteve aqui, além dos acadêmicos de enfermagem da UNIG e das coordenadoras Fernanda e Milena, pelo trabalho de excelência desenvolvido. Tivemos uma adesão muito boa e a participação masculina foi muito grande. Sabemos que alguns homens ainda tem certo tabu quando se fala em testes para câncer de proposta, mas, o que aconteceu aqui na unidade, mostra que isso está mudando”, destaca a enfermeira.
SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE AÇÕES DURANTE TODO SÁBADO
O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys, participou ativamente das ações durante o sábado. Além do evento referente ao “Novembro Azul”, Marcelo esteve presente em diversas unidades de Saúde participando da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. “Estou muito satisfeito com o que vi. A adesão dos homens foi o diferencial para o êxito da ação e isso mostra que o serviço está surtindo efeito positivo. Precisamos acabar com o preconceito e o tabu em relação a essas doenças. Quanto mais rápido forem diagnosticadas, mais rápido também será o tratamento e consequentemente a cura ou o controle”, diz o secretário.
A ambiência do local, bem como o vestuário da equipe, tinha como predomínio o azul. Os professores dos acadêmicos, Eduardo Luiz P. da Silva e Sandra Helena, ficaram satisfeitos com o resultado. Sandra disse que o evento superou as expectativas e que os acadêmicos tiveram um excelente aproveitamento. “A todo o momento a equipe de acadêmicos se dirigia à Feira Livre, abordando homens dentro da faixa etária alvo, acima dos 45 anos e os convidava a participar da ação. É muito gratificante fazermos essas ações e ver a dedicação com que eles encaram a missão, com profissionalismo e dedicação”, ressalta.
Já o professor Eduardo Luiz foi contundente em dizer que as avaliações feitas pelos acadêmicos são de suma importância para a prevenção dos agravos coronários, pois, a prevenção à saúde representa uma parte importante na estratégia montada para a aproximação do homem com o serviço de saúde. “A abordagem na Feira foi feita de uma maneira descontraída e criativa pelos acadêmicos, surtindo efeito positivo dentro da nossa proposta. Eles estão de parabéns e vão sair daqui com uma visão mais clara do que é trabalhar a prevenção”, conclui Eduardo.
Durante o evento foram distribuídos preservativos, folders e cartilhas sobre o câncer de próstata, agravos do coração e morte súbita. Foram realizadas uma média de 200 consultas e avaliação de IMC e aferição de PA. Para aqueles que estavam dentro das condições de coleta de sangue, foram colhidos em torno de 100 amostras para o exame de PSA e hemograma completo.
(*) Com informação e Foto do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed