Main Menu

Oftalmologista esclarece sobre a cirurgia de correção da miopia

 
 

Dr. Afonso

Embora o abandono dos óculos ou das lentes de contato seja o desejo da maioria dos portadores de miopia, a cirurgia para correção do problema não é aconselhada para todos. Diversos fatores contribuem para a indicação do oftalmologista ao procedimento, como idade ideal e necessidade de grau estabilizado.

De acordo com o oftalmologista Afonso Travassos, o procedimento é indicado para pessoas que tem entre 23 e 40 anos. Além disso, assim como qualquer cirurgia, há riscos de complicações posteriores. Para os pacientes com mais de 40 anos, o procedimento não é indicado, pois corrigirá a dificuldade de enxergar objetos longe – causada pela miopia –, mas desenvolverá outro problema ocular: a hipermetropia, que, por sua vez, não permite a visão plena para objetos perto: “de qualquer maneira, neste caso, o paciente terá que voltar a usar óculos”.

A técnica cirúrgica utilizada para correção da miopia é executada por um aparelho que realiza as aplicações a laser, de acordo com os comandos configurados pelo médico, após análise do grau e da necessidade do paciente. “O único momento que o médico atua, de fato, durante a cirurgia é ao cortar a córnea”, explica.

Entretanto, o oftalmologista informa que outro aparelho ainda mais moderno será apresentado nesta semana durante o VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, em Salvador (BA).

O médico alerta que a população também deve ficar atenta com alguns profissionais que oferecem procedimentos cirúrgicos sob a promessa de abandono eterno dos óculos, bem como nenhuma chance de risco. “Isso é uma irresponsabilidade, já que a medicina não é uma ciência exata. Nenhuma técnica cirúrgica está livre de complicações”, reforçou.

(*) Com informações e foto do Jornal o Diário do Noroeste

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed