Itaperuna realiza o Seminário Municipal – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
|
|
Durante o mês de dezembro, mesmo com muitos compromissos agendados, o prefeito de Itaperuna, RJ, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, que vem trabalhando incansavelmente em prol da Educação, participou do Seminário Municipal – Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa.
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, além de estados e municípios, com o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas, deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental; e no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
De acordo com o prefeito Alfredão, as ações do Pacto se apoiam em quatro eixos de atuação. “Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; além de gestão, mobilização e controle social”, explica Alfredão.
A coordenadora local, Hellen de Oliveira Teixeira Rodrigues, explicou como o Pacto se desenvolve no município. “Nós trabalhamos com um coordenador local e seis professores orientadores. 35 escolas já aderiram ao Pacto. São 150 professores alfabetizadores cadastrados e somente 114 puderam dar continuidade à formação, 76% deles. Temos 2.569 alunos beneficiados com uma metodologia dinâmica e motivadora”, destaca Hellen.
Já Maria Aparecida Vargas, secretária Municipal de Educação, explicou que durante o ano de 2014, as atividades foram intensas. “Nós participamos de cinco reuniões técnicas no Rio de Janeiro e outras cinco reuniões de planejamento da equipe municipal. Também realizamos encontros para formação dos orientadores com a equipe da UFRJ, com uma carga horária de 40 e 32 horas semanais. Ainda foram realizados 22 encontros de formação com os orientadores do município; e três seminários, Seminário de jogos, Seminário Regional e este Seminário Municipal”, finaliza a secretária.
(*) Com informações do Decom/Itaperuna e da Secretaria Municipal de Educação – Fotos: Marcelo Nunes
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed