Organismo permanente vai integrar forças policiais federais e estaduais no combate à criminalidade na Região Sudeste
|
|
O governador Luiz Fernando Pezão participou, nesta quarta-feira (07/01), de uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para discutir a criação de um organismo permanente para integrar as forças policiais federais e estaduais e combater a criminalidade na Região Sudeste.
Os secretários de Segurança Pública dos quatro estados estarão reunidos nos próximos dias com representantes das polícias civis e militares, Corpo de Bombeiros e demais gestores da Segurança Pública para, em uma semana, apresentar um modelo de composição do grupo operacional visando a definir as ações integradas. A determinação do Governo Federal é também de total articulação das forças federais e Exército.
Durante o encontro, realizado no Ministério da Justiça, em Brasília, também foi estabelecida a implementação de uma operação policial integrada, que será planejada entre os quatro estados, com foco no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e armas e crimes contra o patrimônio. O Ministério da Justiça também recebeu uma série de sugestões para a composição da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), a fim de mudar o texto da Constituição que trata da Segurança Pública e dar maior autonomia para a União auxiliar os estados.
No dia 21 de janeiro, os secretários de Segurança se reunirão com o ministro da Justiça, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro, para discutir os projetos.
– Vamos criar uma organização permanente para integrar as ações policiais dos estados da Região Sudeste, reunindo as secretarias de Segurança e o Ministério da Justiça. Encaminharemos nesta quinta-feira para as secretarias estaduais uma sugestão de como será a estrutura dessa organização. No prazo de uma semana, os estados farão análises e sugestões. Depois da reunião no Rio de Janeiro, vamos iniciar o planejamento e a operação – explicou Cardozo.
Para o governador Luiz Fernando Pezão, a cooperação do Governo Federal é fundamental para avançar no combate à criminalidade.
– Segurança Pública não é um problema só dos estados, é um problema de todo o Brasil. Precisamos dos recursos do Governo Federal, por exemplo, para reforçar o monitoramento por câmeras nas cidades da Região Metropolitana. No fim do ano passado, entregamos ao presidente do Senado, Renan Calheiros, sugestões para adaptar a legislação à realidade em que vivemos, hoje, no Rio de Janeiro. Para acelerar essas leis, precisamos ter o Congresso ao nosso lado – afirmou Pezão, que estava acompanhado do secretário José Mariano Beltrame.
– Foi uma reunião extremamente proveitosa, importante. Esse é o bom caminho, de unir inteligência – observou o governador Geraldo Alckmin.
De acordo com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a iniciativa vai permitir um salto de qualidade na Segurança do Sudeste.
– Este é o começo de um trabalho permanente de integração, somando esforços e experiências – disse Pimentel.
Para o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, a cooperação vai dar mais poder aos estados para enfrentar problemas como o tráfico de armas e drogas.
– Essa iniciativa é importante para um país mais tranquilo – completou Hartung.
(*) Com informações da ASCOM/RJ – Fotos: Carlos Magno
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed