Prefeitura de Miracema inicia implantação de plano integrado para destinar adequadamente resíduos sólidos
|
|
Através de iniciativa da prefeitura de Miracema com parceria da Agevap – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, o município sai na frente e se destaca na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS). Nesta semana, um encontro que aconteceu nos dias 21 e 23, promoveu discussões sobre as ações que visam gerir adequadamente o lixo gerado pela indústria, comércio, unidades de saúde e demais setores, focando no desenvolvimento sustentável local.
O prefeito de Miracema, Juedyr Orsay, esclareceu que o plano municipal precisa ser elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, exigindo que as cidades apresentem, neste ano, uma política mais adequada. “O plano é um avanço na solução do grave problema da gestão inadequada de resíduos, já que o problema não termina quando o cidadão amarra uma sacola e a coloca na porta de casa. População e administração vão tratar juntos dessa situação”.
Diversas oficinas aconteceram nestes dois dias de evento e foram coordenadas pela bióloga Maria Inês Micichelli e pelo gestor ambiental Frank Araújo. Eles mostraram pontos cruciais da legislação sobre o tema, falaram ainda do significativo impacto ambiental do resíduo vindo de postos de combustíveis, descarte de pilhas e baterias e ainda do material usado no trabalho do campo, entre outros.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Miracema, Emerson Luiz Pereira, a implantação do plano de gerenciamento vai também livrar o município de possíveis cortes no repasse da verba vinda do Governo Federal, contribuindo ainda para o aumento do ICMS Verde e tendo em vista, a médio prazo, a inserção da coleta seletiva na cidade. “Esse sistema de gerir melhor o nosso lixo só vai trazer benefícios, pois haverá redução no gasto com a coleta normal que é feita, transporte e aterro sanitário, bem como a geração de renda para o grupo de catadores”.
Um seminário será apresentado no dia 25 de fevereiro para mostrar a população os pontos definidos e trabalhados até então. Futuramente, haverá uma audiência pública onde será apresentado o plano que precisa ser elaborado em parceria entre o Executivo e Legislativo do município.
(*) Com informações da ASCOM/Miracema
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed