Main Menu

Trabalhadores insatisfeitos com mudança em regra trabalhista prometem manifestação e governo já acena com acordo

 
 

Dilma

As Centrais Sindicais estão se unindo para fazerem uma grande manifestação contra as perdas dos direitos trabalhistas conquistados há anos e somente com uma “canetada”, em uma Medida Provisória da presidente Dilma Rousseff, que seria representante dos trabalhadores, toda esta conquista foi por água abaixo. Com a insatisfação das centrais sindicais, o governo pode rever as regras que restringiram o acesso ao seguro-desemprego.

A ideia é obter o apoio de representantes dos trabalhadores para aprovar, no Congresso, a medida provisória (MP) que mudou as normas. Uma das possibilidades é a redução, de 18 para 12 meses, do tempo necessário de carteira assinada para pedir o benefício pela primeira vez.

Entre as mudanças feitas em dezembro de 2014 estava a elevação, de seis para 18 meses, do período mínimo de trabalho exigido nos 24 meses anteriores à demissão sem justa causa para pedir o primeiro seguro. A avaliação, porém, é que, se houver mudança nessas regras de acesso à primeira parcela, isso vai alterar as normas para ter direito ao pagamento pela segunda vez.

Pela MP, a exigência para o segundo seguro passou a ser de 12 meses de trabalho nos 16 meses anteriores à dispensa. Para o terceiro pedido, continuou de seis meses. Outra reunião com as centrais ocorrerá em fevereiro.

(*) Com informações do Extra

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social







Comments are Closed