Ministério Público Federal participa de mobilização do Dia da Internet Segura 2015
|
|
Nos últimos dez anos, o combate aos crimes cibernéticos pelo Ministério Público Federal (MPF) foi impulsionado por iniciativas em vários estados e por meio de acordos com outras instituições. Esse diagnóstico será detalhado no evento pelo Dia Mundial da Internet Segura 2015, coorganizado pela ONG SaferNet e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta terça-feira (10/02), em São Paulo. A mobilização pela data tem 327 ações programadas no Brasil e 192 em outros países. Quem discutirá a atuação do MPF por uma internet mais segura será a procuradora regional da República Neide Cardoso, coordenadora adjunta do GT de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos do MPF.
Em sua apresentação, a procuradora regional examinará avanços do MPF nessa área desde que foi assinado o primeiro acordo do MPF/SP com provedores de conteúdo, em 2005. Nos anos seguintes, o MPF elaborou um termo de ajustamento de conduta com o Google (decisivo para apurar e punir o uso do Orkut por pedófilos), notas técnicas pela alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (tornando crime a posse de conteúdo pedopornográfico) e acordos com provedores de acesso e companhias telefônicas (liderados pelo MPF/SP) e com provedores de conteúdo (MPF/RJ).
Mais recentemente, o GT de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos, que reúne membros em oito unidades do MPF, interveio nos debates sobre a reforma do Código Penal e sobre o Marco Civil da Internet, contribuindo para a legislação favorecer a repressão de crimes cometidos na internet. Além do combate ao crime cibernético no Brasil, o GT do MPF participou de seis fóruns e outros eventos internacionais desde 2009.
“O aumento da criminalidade é incentivado pela insegurança da rede. Como a repressão é insuficiente, a prevenção é o melhor caminho para a conscientização das pessoas”, diz a procuradora regional Neide Cardoso de Oliveira, que ressalta a importância da prevenção desses crimes pela parceria do MPF com a ONG Safernet em oficinas para educadores e alunos sobre o uso seguro e responsável da internet.
A mobilização pelo Dia da Internet Segura 2015 será sediada no NIC.br, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Av. das Nações Unidas, 11.541, 7º andar, São Paulo/SP). O NIC.br é a entidade que implementa as decisões e projetos do CGI.br.
(*) Com informações do MPF
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed