Redução nas pensões do INSS pela metade e novas regras de concessão do seguro-desemprego e do abono salarial do PIS/Pasep começam no dia 1º
|
|
Entrarão em vigor, no próximo dia 1º, as alterações feitas pelo governo federal para dificultar a concessão de diversos benefícios a trabalhadores, idosos e dependentes. Pensões por morte e auxílios-doença pagos pelo INSS, bem como o seguro-desemprego e o abono salarial do PIS/Pasep devido a quem está na ativa, passarão a ter regras mais rígidas para a liberação.
No caso das pensões por morte, o valor que a viúva receberá vai corresponder a 50% da aposentadoria do segurado que deixou o benefício para sua companheira — ou metade do valor a que o trabalhador teria direito, se já fosse aposentado. Para cada dependente que a viúva tiver, haverá um adicional de 10% (incluindo ela própria), até o limite de 100%. Esse adicional, entretanto, deixará de ser pago no momento em que o filho perder a condição de dependente.
A mudança revoltou o auxiliar de fabricação Evandro Pinto de Sousa, de 34 anos:
— O governo deveria cortar os próprios gastos, mas é sempre o trabalhador quem sofre. Espero que minha mulher nunca venha a precisar (da pensão). Se isso acontecer, ela vai passar por um aperto.
Ele também criticou as novas regras de concessão do seguro-desemprego:
— Há alguns anos, consegui uma vaga de auxiliar de cozinha, mas fiquei no emprego por seis meses. Se fosse pelo novo sistema, eu não teria direito ao auxílio.
LEIA TAMBÉM: Veja e compreenda as mudanças que Dilma fez nos benefícios do trabalhador e dos pensionistas
(*) Com informações do Extra
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed