Deputado Jair Bittencourt discute crise com Rosinha, Garotinho e outros deputados do PR
|
|
A prefeita Rosinha Garotinho (PR) e o secretário de Governo Anthony Garotinho receberam na tarde desta segunda-feira (02/03), no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (Cesec), a bancada do Partido da República (PR) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Os parlamentares irão levar as demandas do município perante o Governo do Estado, como reivindicações da bancada do partido e entre elas está a ausência, desde 2010, do repasse de dividas do Imposto Sobre Circulação de Serviços e Prestação de Serviços (ICMS).
O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Geraldo Pudim, Rogério Lisboa, Nivaldo Mulim, Márcia Jeovani,Bruno Dauaire, Jair Bittencourt, Renato Cozzolino, do vice-Prefeito Dr. Chicão, deputado federal Paulo Feijó (PR) e do presidente da Câmara de Vereadores Edson Batista (PTB).
Em entrevista coletiva após a reunião, a prefeita Rosinha disse que “que até o ano de 2013, em preço antigo o Estado deve ao município de Campos R$ 19 milhões. Se a gente conseguir com o governador o pagamento desta dívida, que pode ser parcelado, todos os municípios irão receber”, ressaltou a prefeita. Sem o repasse a dívida do Estado com os municípios está em torno de R$ 500 milhões, sem calcular o ano de 2014, que está sendo calculado.
Ainda no âmbito da estiagem, também foi reivindicada a limpeza dos canais rurais, que é de responsabilidade do governo do Estado.
Outro assunto que foi discutido com os parlamentares foi a transposição do Rio Paraíba do Sul. Segundo a prefeita, que é contra a obra, isso pode deixar 1/3 dos municípios abastecidos pelo rio sem água. “Com a transposição do Rio Paraíba para favorecer São Paulo, pode deixar 1/3 dos municípios sem água na próxima estiagem, e São Paulo tem nove maneiras de solucionar a crise hídrica”, disparou Rosinha.
O encontro também discutiu a Lei Rosinha, aprovada quando a prefeita era governadora do Estado, que quando uma empresa se instala em algum município, ganha automaticamente a redução de 2% do ICMS ao ano. “Entreguei uma cópia que o Estado negou a isenção do refrigerante Coroa, alegando uma concorrência predatória, mas a Secretaria de Estado de Fazenda não pode escolher para quem pode dar a isenção, tem que ser automática”.
Para a área da Educação, a pauta que vai ser discutida com o secretário de Educação Antonio Neto é a municipalização do CIEP Wilson Batista, e uma escola em São Sebastião Leôncio Pereira Gomes, que o estado pediu de volta e não vai compartilhar.
Os deputados da bancada do Partido da República vão percorrer vários municípios do Estado, como São Gonçalo e Araruama.
Audiência com o governador – Primeiro secretário da Alerj, o deputado Geraldo Pudim destacou a importância da pauta apresentada pela prefeita Rosinha Garotinho e informou que a bancada do PR, segunda maior do Parlamento estadual, vai buscar uma audiência com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). “Nosso objetivo é entregar esta pauta pessoalmente ao governador. O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, e o líder do governo na Casa, deputado Edson Albertassi, irão contribuir para que essa pauta seja debatida diretamente com o governador”, informou Pudim.
(*) Com informações de João Fernandes – Foto: Ascom
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed