Prefeitos do Noroeste Fluminense se reúnem e assinam manifesto contra crise
|
|
Aconteceu na Prefeitura de Santo Antônio de Pádua na terça-feira (10/03), uma reunião onde prefeitos das cidades das regiões Norte-Noroeste Fluminense e da Mata Mineira, assinaram uma carta de manifesto onde os problemas enfrentados após diminuição de repasses federais e estaduais são apresentados. 19 Prefeitos, além de vereadores das cidades representadas estiveram presentes.
Repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dos Royalties e da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), estão sendo reduzidos, o que vem afetando o funcionamento das prefeituras que em alguns casos, esses repasses representam cerca de 94% do orçamento.
Com a queda em suas receitas, o comprometimento nos serviços básicos como limpeza pública, obras, serviços essenciais de saúde e educação, como também, possíveis demissões de funcionários para adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), podem ocorrer em todos os municípios.
O manifesto assinado na manhã de hoje é o primeiro passo para a união dos governos da região em busca de soluções rápidas para resolver essa crise.
Usaram da palavra os Prefeitos de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Volta Grande, Porciúncula, Varre-Sai, Itaocara, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Italva, Lage do Muriaé, São Fidélis e Itaperuna.
Destaque para o Prefeito de Itaocara que culpou os Estados Unidos pela crise, devido aos ataques ao Oriente Médio. Luiz Fenemê prefeito de São Fidélis também usou da palavra onde compartilhou a medida de cancelar todas as festas da cidade.
Alfredão, Prefeito de Itaperuna, a maior cidade do Noroeste, comentou que a política tem que mudar de forma coerente. ‘Os políticos têm que mudar para o bem do povo’- disse Alfredão que lembrou que a Câmara Municipal de Itaperuna devolveu pelo segundo ano consecutivo, cerca de 1,5 milhão de reais aos cofres públicos do município.
A maioria dos Prefeitos entraram em acordo de não realizarem as Exposições e festas tradicionais nas cidades de nossa região. Alguns municípios poderão ter a festa, embora a mesma será terceirizada, ou seja, o evento será privado e portanto a entrada deixará de ser gratuita.
(*) Com informações do SF Notícias
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed