Programa de Controle do Tabagismo é implementado em Itaperuna
|
|
Aconteceu nesta sexta-feira (10/04), a inauguração do Programa de Controle do Tabagismo, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Dentre os presentes, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde; Antônio Bussade, subsecretário Municipal de Saúde; Bolívar Sanches, secretário Municipal de Governo; Vanilton Miranda, coordenador de Imunobiológicos; Denílson Cruz, nutricionista; Neide Novaes, coordenadora do setor de Epidemiologia; e demais convidados.
Durante o evento, o prefeito Alfredão falou sobre a importância de um ambiente livre de fumaça de cigarro e pediu aos funcionários que estarão à frente do projeto, esforço total para a obtenção de êxito nas ações. “É importante que os profissionais, com seu poder de persuasão e conhecimento científico, conscientizem as pessoas dos malefícios do cigarro. Precisamos proteger a nossa população contra esse mal”, destaca o prefeito.
O secretário Marcelo Poeys demonstrou bastante satisfação com a implementação do Programa. “O empenho dos profissionais no tratamento com os pacientes que desejam parar de fumar, vai muito além do uso de remédios e adesivos, pois, o fumante tem que desejar isso e ter muita força de vontade”, ressalta Marcelo.
O subsecretário Antônio Bussade falou um pouco sobre os transtornos e males provocados pelo tabaco e fumo. “Os males podem atingir dimensões surpreendentes, quando relacionados às doenças preveníeis, que evoluem para óbito. Os eventos como doenças cardiovasculares, principalmente infartos e AVC, doença obstrutiva pulmonar crônica, câncer de pulmão e associação ao câncer de mama e até algumas alterações na fertilidade masculina são alvo de pesquisas quando se refere ao fumo”, finaliza.
MUDANÇAS DE DIRETRIZES NA SECRETARIA DE SAÚDE
Ainda nesta sexta-feira, foi realizada reunião com cerca de 200 profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde. O encontro aconteceu na CERJITA, onde o secretário Marcelo e o subsecretário Antônio conversaram com os funcionários e falaram sobre mudanças que estão sendo implementadas.
A Secretaria de Saúde está adotando algumas medidas para o enfrentamento da crise no setor de Saúde, que acontece em todo o Brasil. Dentre os assuntos da reunião, foi passado aos profissionais as dificuldades enfrentadas pelo município. O secretário Marcelo Poeys ainda informou que esteve recentemente com o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto. “O secretário Estadual orientou os demais secretários dos municípios a cortarem gastos, já que a crise é nacional e sem a contrapartida do Ministério da Saúde, ficará complicado viabilizar as contrapartidas para os municípios”, diz.
Em recente entrevista ao jornal O Globo, o governador Luiz Fernando Pezão deixou claro que pretende reduzir R$ 2,6 bilhões de despesas e, isso, incluiu repasses aos municípios.
Assim sendo, a Secretaria de Saúde de Itaperuna já tomou algumas iniciativas. Dentre as mudanças, estão a adequação do número de profissionais, redução de despesas diversas e contingenciamento do orçamento. “Se houver condições de reparar um determinado aparelho, seja computador, uma impressora ou qualquer outro, viabilizaremos este conserto, pois, a compra de um novo, exige questões administrativas que demoram e por muitas vezes encarecem”, diz Marcelo.
O secretário destacou a importância dos profissionais no enfrentamento das dificuldades. “Quando uma crise se instala, seja no setor privado ou público, temos que nos unir e tomar iniciativas que viabilizem a atual situação, senão, todos sofrerão com isso, seja com cortes em benefícios, hora extra, atraso de pagamento de salários e outras intercorrências administrativas no Sistema. Por isso, se medidas não forem tomadas logo, há uma chance real de crescimento da crise. Vamos priorizar algumas necessidades essências na Saúde e, por isso, peço a ajuda de vocês [profissionais do setor]”, reforça.
POSTO DE URGÊNCIA (P. U.) – O secretário falou sobre a possibilidade de conjugar o espaço físico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento – 24 Horas) e Posto de Urgência (P. U.). “Essa seria uma forma de contribuir com a adequação do orçamento, mas, por enquanto, essa conclusão não está definida”, revela.
FALTA DE MEDICAMENTOS – O secretário Marcelo Poeys também falou sobre a falta de alguns medicamentos. “Antes da administração do prefeito Alfredão, já existia a demanda de medicamentos e muito já foi feito para resolver o problema, porém, trâmites burocráticos e de vias para a aquisição de medicamentos, trazem lentidão no processo de compra. Mesmo com toda essa lentidão, já foram comprados R$ 5 milhões em medicamentos, que serão entregues de acordo com a demanda evidenciada e requerida pelos coordenadores dos setores”, diz.
Ao final da reunião, o secretário deixou uma mensagem para a equipe. “Para que estejamos cumpliciados em uma administração onde haja meritocracia, transparência, sem divergências e com eficiência de resultados, precisamos estar falando uma só linguagem, que seja de crescimento e de melhorias para o setor. Por isso, conto com ajuda e entendimento de todos neste momento de crise, e com certeza, com muito trabalho e unidos em um só ideal, conseguiremos superar as dificuldades e regularizar o setor de Saúde, que tanto nos orgulha. Obrigado e conto com o apoio de todos”, finaliza o secretário.
(*) Com informações do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed