Main Menu

Tarifa de água e esgoto da CEDAE ficará 4,5% mais cara e em agosto terá outro aumento

 
 

CEDAE

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio — que atende 65 dos 92 municípios do estado — vai reajustar em 4,5% as tarifas de água e esgoto. O aumento, que começa a vigorar nas contas faturadas a partir de 22 de maio, foi decidido numa reunião do Conselho de Administração em 27 de março e informado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 20, em fato relevante. Este ainda não é o reajuste anual da companhia, previsto somente para 1º de agosto.

A justificativa para o aumento extraordinário foi ninguém menos do que a vilã do último trimestre, que elevou a inflação de março e as contas de muitos consumidores — com aumentos e bandeiras tarifárias: a energia elétrica. No documento enviado ao conselho, a empresa explica que “tal reajuste justifica-se no fato dos aumentos sequenciais e acima das previsões, ocorridos nos últimos meses, por parte das concessionárias de energia elétrica nos valores dos seus custos da tarifa, o que impactou fortemente os custos de operação da companhia”.

No início do mês, a companhia publicou seu balanço de 2014, no qual registrou lucro líquido de R$ 460 milhões, cifra 57,8% maior do que em 2013. A receita líquida atingiu a marca de R$ 4,11 milhões, um avanço de 16,3% sobre o ano anterior.

A companhia informou que os avisos sobre o reajuste para os consumidores já constam das contas de água emitidas a partir de ontem. No último aumento de tarifas da empresa, em agosto do ano passado, o percentual foi de 6,75% .






Comments are Closed