Ministério Público Federal vai investigar transporte para estudantes cegos
|
|
O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o uso da frota de veículos escolares do Instituto Benjamin Constant (IBC), de alunos com deficiência visual. A apuração foi gerada pela denúncia da avó de uma aluna sobre a ausência de transporte escolar diário para o Instituto, na Urca. A queixa fora arquivada pelo MPF/RJ, mas houve uma reconsideração por decisão do núcleo de direitos humanos da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (NAOP2, v. mais abaixo).
O arquivamento foi revertido porque o NAOP2 entendeu que o MPF pode interceder pelo aprimoramento do serviço de transporte escolar, atendendo aos programas Caminho da Escola – ao qual o IBC aderiu em 2009 – e de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Segundo a queixa feita ao MPF, muitos alunos encontram dificuldades para chegar ao bairro de difícil acesso em que fica o Instituto.
Numa primeira apuração, o IBC respondeu ao MPF que, apesar de ter recebido verbas para investimentos em transporte escolar, o dinheiro foi usado para financiar o transporte não regular de alunos para atividades socioculturais e de lazer, já que não seria viável oferecer transporte a todos os alunos. Com base nessa resposta, o MPF/RJ tinha arquivado o caso. O NAOP2 acolheu o voto da procuradora regional Silvana Batini ao negar o arquivamento do procedimento de investigação.
“Tendo em vista a relevância do programa, é preciso que o Ministério Público Federal esgote as possibilidades de fiscalização”, afirma a procuradora regional Silvana Batini.
NAOP2 – O Núcleo de Apoio Operacional (Naop) à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) na 2ª Região tem, entre outras atribuições, a de revisar as promoções de arquivamento e decisões de declínio de atribuição nos inquéritos civis, procedimentos administrativos e peças informativas. Ele também acompanha as políticas públicas na área de direitos humanos nos estados que integram a 2ª Região (RJ e ES) e deve manter intercâmbio permanente com entidades públicas e privadas que atuam sobre o tema.
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed