Main Menu

Cooperativa de café no Noroeste recebe investimentos

 

Cooperativa Café 01

O governador Luiz Fernando Pezão participou, nesta quinta-feira (16/7), da inauguração da unidade de rebeneficiamento de café da Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense), em Varre-Sai, na Região Noroeste. Com o novo módulo em funcionamento, o grão já sairá selecionado e classificado do próprio estado para exportação ou venda a mercados consumidores de alto padrão. Anteriormente, o café de boa qualidade da região seguia para Minas Gerais e Espírito Santo para ser rebeneficiado.

O investimento de R$ 1,7 milhão foi feito com recursos do BNDES e repassado pelo Banco do Brasil, através da estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS). O valor se soma a mais R$ 830 mil empenhados pela Secretaria de Estado de Agricultura, via programas Rio Rural e Rio Café, no polo cafeeiro.

– Estamos vendo a realização de um sonho dos produtores de café da região. Uma conquista propiciada pelas ações da nossa Secretaria de Agricultura, em parceria com o BNDES e com o Banco do Brasil. Estamos colhendo os frutos do entendimento e de estender as mãos – disse Pezão.

 

Cooperativa Café 02

A Região Noroeste concentra 70% da produção estadual de 300 mil sacas/ano. De acordo com dados da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), o polo cafeeiro do Noroeste envolve mais de dois mil produtores em área superior a 10 mil hectares. Varre-Sai é o maior produtor estadual de café, com 90 mil sacas/ano, 940 produtores e área cultivada de 4.760 hectares.

– Esta entrega coloca o café produzido nesta região em outro patamar. Aqui no Noroeste, vemos a conexão dos produtores com a atividade agrícola e com a cultura cafeeira. Sobra amor pela terra – afirmou o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

Além do investimento em equipamento, a Secretaria de Agricultura também realiza manutenção e recuperação das estradas vicinais para escoamento da produção em áreas rurais de Porciúncula, Natividade, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana.

– Não adianta investir no produto se não tivermos pontes e estradas. Hoje, esta realidade mudou e conseguimos escoar nossa produção. Com esta unidade inaugurada, vamos trazer dignidade aos trabalhadores e valorizar nosso produto final – destacou o prefeito de Varre-Sai,Everado Oliveira.

Produtor de café há mais de 25 anos, Daniel de Oliveira Glória comemorou os investimentos realizados na cooperativa.

– Este equipamento que recebemos é um dos melhores do Brasil. Só existe um similar em uma cooperativa de Minas Gerais. Trabalhamos na cultura do café o inteiro, com todo o carinho, mas nossa maior dificuldade é comercializar o nosso produto. Agora, temos uma excelente oportunidade para mudar isso. Para o município e todo o Noroeste é uma conquista extraordinária. O café é a moeda da nossa região – explicou o produtor.

Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Propaganda Seminário Teológico

estação

Logo Rádio Itaperuna Gospel FM

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social






Comments are Closed