MPF quer investigação sobre morte de militar em treinamento
|
|
A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) quer o prosseguimento da investigação sobre a morte de um militar durante o curso preparatório para a Polícia Aeronáutica, ocorrida em dezembro de 2009. Depoimentos afirmam que participantes do treinamento eram submetidos a esforço físico extremo. A mãe do militar denunciou o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) por omissão de informações e possíveis falhas no socorro.
Em depoimento, a médica que atendeu o militar disse que o intenso desgaste físico e a falta de hidratação durante as atividades levaram ao quadro de rabdomiólise (degeneração muscular causado por esforço excessivo), diagnóstico que coincide que o laudo do Instituto Médico Legal. Disse ainda que, segundo colegas de curso do militar, o uso de analgésicos para suportar as dores causadas pelos treinamentos era comum entre a turma.
Um dos instrutores do curso, no entanto, negou as informações e alegou que o militar teve mal súbito durante uma corrida em marcha lenta, realizada após descanso e com regular consumo de líquidos. Além disso, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) apurou em sindicância que “apesar de a alta hospitalar ter sido precoce, não houve deslize ético”.
Embora a possibilidade de falha no atendimento tenha sido eliminada, o procurador regional da República Rogério Nascimento discorda do arquivamento inicialmente pedido pelo MPF/RJ e defende que a investigação deve continuar. “Como consta nos próprios autos, uma combinação de fatores causaram a morte, o que demonstra possíveis irregularidades nos treinamentos”, avalia.
NAOP2 – Os Núcleos de Apoio Operacional à PFDC revisam promoções de arquivamento de 1ª instância, declínios de atribuição nas matérias relativas a direitos humanos e defesa da cidadania e eliminam conflitos de atribuição na respectiva região. O NAOP ainda responde pela aproximação com entidades que se dediquem direta ou indiretamente aos direitos humanos e à cidadania.
Clique Aqui e Curta a nossa Página no Facebook
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed