Main Menu

Prefeitura de Itaperuna traça estratégias para combater o mosquito Aedes aegypti

Saúde Itaperuna 01

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo estratégias para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Itaperuna está entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro, com considerada presença do mosquito. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), a classificação do município se encontra em Alerta/Risco, ou seja, amarelo para vermelho. Diante dessa situação, foi posto em prática o Plano de Enfrentamento dengue, chikungunya e zika.

Foi convocado em caráter de urgência o quantitativo de mais de 50 agentes comunitários de saúde, que atuam nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) dos bairros e distritos, para ingressarem nesta guerra.

Saúde Itaperuna 02

O subcoordenador da CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde), Marconi Cavalcante de Almeida, informou aos agentes, as determinações que a SES/RJ e o Ministério da Saúde recomendaram que fossem estruturados para o fortalecimento e capacitação das equipes de combate ao mosquito, nos municípios. “A intensificação dos trabalhos e a mobilização são os pontos cruciais para o corte da transmissibilidade do vírus”, diz.

A finalidade das diretrizes é estabelecer orientações para a organização e a operacionalização das ações de intensificação do combate ao mosquito, que devem ocorrer em todos os municípios brasileiros. É necessária a intensificação das visitas domiciliares e a eliminação dos depósitos com água parada, que podem servir de criadouros do Aedes aegypti.







Fernanda Gatto, coordenadora do PACS/ESF, disse que os agentes comunitários de saúde, convocados pelo prefeito Alfredão para atuarem de forma integrada no combate ao vetor, já estão a disposição para a capacitação e o trabalho de campo. “Esses profissionais vão ajudar no trabalho usando seus conhecimentos nas visitas domiciliares em busca de possíveis criadouros e na eliminação dos depósitos que possam servir de foco. Como todos os agentes irão trabalhar em sua área de atuação, com certeza o serviço será contemplado com excelência. Essa integração é fundamental na interrupção e no desenvolvimento do mosquito”, menciona Fernanda.

Saúde Itaperuna 03

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), o secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys orientou que as informações sejam precisas e transparentes. “Inclusive no que diz respeito a divulgação do plano de ação municipal para orientar, mobilizar e engajar a população no enfrentamento. Duas ações de mobilização social já entraram em prática. A reunião no auditório da Câmara dos Vereadores com a população e a mobilização social na Avenida Cardoso Moreira”, conta Gesiney.

Uma das necessidades da Secretaria Municipal de Saúde é mapear os imóveis fechados e encontrar seus proprietários, para que a força tarefa de agentes possa fazer seu trabalho de inspeção. “Com a ajuda da sociedade organizada, venceremos esta batalha contra o Aedes aegypti. Temos uma pagina no Facebook [Sec. Mun. Saúde], onde a população pode por endereço, fotos de imóveis, carros e depósitos com água. Só unindo forças conseguiremos cortar a transmissão do vírus. Estamos trabalhando para reverter essa situação enquanto Poder Público. No entanto, a comunidade precisa se mobilizar e fazer a sua parte”, finaliza Gesiney.

Outras informações podem ser obtidas na Rua Júlio César, 99, altos no Centro. Ou através do telefone (22) 3824-5049, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.

(*) Com informações do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: NICES

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Cartaz Seminário Teológico

Logo Rádio Itaperuna Gospel FM

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed