Main Menu

Itaperuna com auxílio do exército entra em guerra contra o aedes aegypti

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem travando verdadeira guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Além da batalha neste sábado (13/02), quando acontecerá o “Dia de mobilização e combate ao Aedes aegypti”, com o apoio do Exército, haverá ainda, na segunda-feira (15), mais uma batalha nesta guerra contra o mosquito.

Segundo Heron Macedo, coordenador da CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde), a ação de segunda-feira tem como objetivo percorrer as áreas onde há maior número de notificações. “Na última reunião com os supervisores de campo, percebemos uma queda de aproximadamente 60% no número de infestação do mosquito em algumas localidades. Pelo menos cinco bairros e dois distritos, podemos considerá-los cobertos pelo trabalho de campo dos agentes”, diz Heron.

Ainda de acordo com o coordenador, algumas áreas já estão fechadas, ou seja, os imóveis já foram vistoriados. “A força tarefa montada com todas as equipes envolvidas foi fundamental para a diminuição de focos e mosquitos. Todos estão de parabéns! Estão desempenhando suas funções com excelência. Nossas equipes estão em trabalho árduo e nós não estamos dando trégua ao mosquito”, garante.

No dia 15 de fevereiro, a partir das 8 horas, as equipes se reunirão novamente em frente à Concha Acústica. “A ajuda agora precisar partir da população, por isso toda a forma de mobilização para a conscientização do morador é bem vinda”, complementa Heron.







Neide Novaes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, as notificações são realizadas diariamente. “Já é possível detectar a diminuição de casos em algumas áreas do município, sinal que o trabalho começa a surtir efeito. Mas, não podemos relaxar. A conscientização e o combate ao mosquito deve ocorrer incansavelmente, durante o ano todo”, reforça.

Os técnicos do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), também irão somar forças durante as mobilizações. De acordo com o coordenador do NICES, Gesiney Botelho, durante a ação da próxima segunda-feira, haverá o apoio de artistas. “Nós teremos a participação de uma trupe de atores, além de um carro de som que irá percorrer os locais com mais notificações. Na oportunidade, os agentes e os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão distribuir folders e orientarão as pessoas sobre as doenças e a prevenção contra o mosquito. Contamos com a participação de toda a população”, finaliza.

(*) Com informações do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: NICES

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Cartaz Seminário Teológico

Logo Rádio Itaperuna Gospel FM

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed