Main Menu

Guerra contra o Aedes Aegypti segue sem trégua em Itaperuna

Dengue em Itaperuna

A guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, segue sem trégua no município de Itaperuna. A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando firme e mobilizando todos os setores para enfrentar o mosquito. No entanto, é preciso que você faça a sua parte!

Na quarta-feira, 17, a batalha contra o mosquito aconteceu na comunidade da Capelinha. A equipe recebeu denúncia de possíveis focos e foi ao local conferir. Na oportunidade também foi realizada campanha educativa, junto à comunidade.







OUTRAS AÇÕES NO MUNICÍPIO

Campanha Educativa – Em recente ação ocorrida na Avenida Cardoso Moreira foram distribuídos panfletos, folders e mensagens educativas, e os técnicos transmitiram informações à população, sobre como combater o mosquito. Também estão acontecendo constantes ações de treinamento com os agentes.

‘Sala de Situação da Dengue’ – Desde o início de janeiro de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde e Núcleo de Informação, Comunicação Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), criou a “Sala de Situação da Dengue”, que dentre inúmeras funções, tem o intuito de receber denúncias e informações sobre imóveis fechados; além de possíveis locais de acúmulo de materiais que possam servir de criadouros do Aedes aegypti. O espaço está localizado na Rua Júlio César, 99, altos no Centro. As informações podem ser fornecidas através do telefone (22) 3824-5049, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.

Carro ‘fumacê’ – A utilização do carro “fumacê” também faz parte da estratégia de combate ao mosquito. O município conta com o apoio de mais uma viatura. A chegada do veículo estava prevista, dentro do Plano de Enfrentamento ao Mosquito. Neste momento, a utilização do ‘fumacê’ é para a diminuição da população do mosquito adulto, fazendo com que se tenha o corte da transmissibilidade da doença e consequentemente o controle sobre o vetor.

Aquisição de materiais – Aquisição de uma série de materiais, dentre eles, medicamentos, gaze, luvas, algodão e soro para serem distribuídos nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família), Farmácia Básica, Judicial, UPA e P.U. fortalecendo também para hidratação no tratamento referente à dengue, chikungunya e zika.

Utilizando a rede social – Uma das necessidades da Secretaria Municipal de Saúde é mapear os imóveis fechados e encontrar seus proprietários, para que a força tarefa de agentes possa fazer seu trabalho de inspeção. Há uma página no Facebook (Sec. Mun. Saúde), onde a população pode colocar endereço, fotos de imóveis, carros e depósitos com água, para que a equipe constate a informação.

Comissão Intersetorial – Foi criada a Comissão Intersetorial de Combate ao Mosquito, com o intuito de traçar estratégias de combate ao Aedes aegypti.

200 profissionais – Cerca de 200 profissionais participaram da reunião administrativa realizada no início do ano, no auditório da Câmara Municipal, onde passaram por capacitação e treinamento.

Utilização do CRAS – Haverá a utilização da estrutura das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com o intuito de reforçar o trabalho informativo e educacional. Além disso, treinamento com coordenadores das unidades de CRAS e com equipe da Secretaria Municipal de Educação, de forma que eles se tornem multiplicadores da informação.

Salas de Hidratação no P. U. (Posto de Urgência) – É bom lembrar a existência de duas salas de hidratação no P. U. (Posto de Urgência), ao lado do Hospital São José do Avaí (HSJA). Adultos que residem no entorno do P. U. e imediações, que precisarem de atendimento, devem procurar o posto. Afinal, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento – 24 Horas), encontra-se com uma demanda de atendimento altíssima.

10 MINUTOS CONTRA O AEDES AEGYPTI

O mosquito vive dentro das residências e para garantir a saúde de sua família e da comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. A rotina tem que ser semanal, pois, esse é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Cartaz Seminário Teológico

Logo Rádio Itaperuna Gospel FM

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed