Main Menu

Itaperuna: guerra contra o Aedes aegypti tem batalha travada em Raposo

Trabalho contra o Aedes Aegypti em Raposo 01

A guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, segue sem trégua no município de Itaperuna. Desta vez, a batalha aconteceu no distrito de Raposo.

O dia da Mobilização Nacional da Educação, realizado na última sexta-feira, 19, reuniu uma verdadeira força tarefa articulada por alguns segmentos da sociedade raposense, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através de técnicos do NICES, CVAS e PACS.

Os profissionais foram para as ruas do distrito, eliminando os focos e alertando a população, com o intuito de por em prática a segunda ação de conscientização e mutirão de limpeza contra o mosquito, já que a primeira ação foi realizada em 06 de fevereiro.

O evento intitulado “Catação de Trecos” foi uma alusão aos vários objetos inservíveis encontrados com focos de mosquitos. Tanto nas casas visitadas como nos terrenos baldios, totalizando o peso de 200 kg, que foram retirados pelos agentes da limpeza urbana municipal, com o auxílio do caminhão da coleta seletiva de lixo do município.

Uma equipe da coleta seletiva passou recolhendo os itens separados pelos munícipes e os agentes realizaram atendimento nas casas das principais áreas de risco da região, eliminando os focos e alertando a população.

O NICES (Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social), juntamente com os ACE, ACSC e a força tarefa de Raposo, montou uma tenda informativa na praça, onde realizou abordagens junto aos cidadãos.

Dentre as informações, como se prevenir da picada do mosquito, como eliminar focos, o que são as doenças, como se manifestam, cuidados com gestantes e como fazer as notificações em caso de sinal e sintomas.

Segundo Josely Vieira Galvão, educadora do NICES, as abordagens e a verbalização junto às pessoas são ferramentas básicas para o ensinamento. “Nesse momento, para conter a infestação, é necessário o trabalho de todos. No momento das abordagens enfatizamos a gravidade da situação. Realmente, é uma guerra e precisamos da ajuda da população para enfrentar o mosquito”, finaliza Josely.

Ainda durante a ação no distrito de Raposo foram distribuídos cerca de 500 kits de material informativo.

(*) Com informações do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: NICES

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Panfleto Seminiario Teologia Frente

Logo Rádio Itaperuna Gospel FM

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed