Secretaria de Ação Social de Itaperuna celebra o Dia Internacional da Mulher
A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação também celebrou o Dia Internacional da Mulher, na unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Bairro Aeroporto. O CRAS é a principal porta de entrada dos serviços de proteção social básica do município e tem como público alvo, famílias em situação de vulnerabilidade social, que residem em territórios de abrangência do CRAS.
Vale lembrar que em Itaperuna, o CRAS oferece cursos de capacitação profissional; promove reuniões socioeducativas; realiza atendimento em grupo de apoios; atende e acolhe famílias; realiza encaminhamentos para a rede de serviços; promove a inserção em programas oficiais de transferência de renda; realiza visitas domiciliares e institucionais; dentre outras atividades.
Outro programa que vem sendo realizado no município com sucesso é o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), além dos serviços de convivência, todos com profissionais qualificados, que estão atentos às necessidades de cada localidade. Esses programas atendem a comunidades de diversos outros bairros e distritos em Itaperuna.
O PETI articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa realiza acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.
O PETI também está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento.
(*) Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed