Em Itaperuna, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional é referência no Estado
O município de Itaperuna tem conquistado consideráveis avanços na área da Saúde. Alguns setores tem se destacado, obtendo resultados excelentes. Um desses setores é o Programa Primeiros Passos, que possibilita para o recém-nascido, ser acompanhado por inúmeros profissionais, na Sala de Pesos e Medidas, Sala do Teste do Pezinho, Sala de Vacinação, realizando o Teste da Orelhinha, dentre outros benefícios.
O município possui a Coordenação Municipal de Vigilância Alimentar e Nutricional (CVAN), responsável pelo rastreamento, triagem e acompanhamento de todas as crianças nascidas em Itaperuna.
Todos os dados colhidos na CVAN são enviados para um departamento de informação, denominado SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). A partir daí, as informações são copiladas e usadas pelos gestores e profissionais de Saúde, como conteúdo essencial para desenvolvimento de ações que permitam tecer estratégias para a melhoria do processo organizacional da atenção nutricional de gestantes e crianças.
Segundo a nutricionista Ledimar dos Santos Gomes, coordenadora do SISVAN e do Polo da ATAN no Noroeste/RJ, o trabalho começou há cerca de 10 anos.
– Não podemos nos esquecer da equipe que trabalhou antes de nós, pois, eles também contribuíram com esses bons resultados. As informações são coletadas através de dados antropométricos, para preenchimento de formulários impressos, que irão alimentar o sistema informatizado [SISVAN-Web], sendo possível gerar relatórios consolidados que permitirão interpretar a situação alimentar e nutricional de gestantes e recém-nascidos. Pelo motivo dessas informações alimentarem o SISVAN – Web 100% é que em 2015, Itaperuna ficou em primeiro lugar na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, em cadastramento no SISVAN-Web. Isso só vem denotar o grau de cuidados e responsabilidade dos nossos profissionais para com as gestantes e crianças – diz Ledimar.
MÃE AGRADECE À SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE
Fabiana de Souza Soares, 30, disse que desde o nascimento de seu filho, é acompanhada pelo setor do SISVAN.
– As mães sempre acham que seus filhos estão abaixo do peso ou comendo pouco. Quando chegamos aqui, recebemos uma porção de informações e orientações dos nutricionistas, enfermeiros, técnicos e toda a equipe sobre o que precisamos saber e fazer. Daí em diante, é só seguir a caderneta e acompanhar os gráficos das curvas de desenvolvimento da criança, como idade, crescimento e peso. A equipe é impecável e meu filho nunca teve problema nenhum com alimentação, crescimento ou baixa de peso. Toda a equipe da Secretaria de Saúde está de parabéns – ratifica Fabiana.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR, NUTRICIONAL E MUDANÇA DE HÁBITOS
A nutricionista Lídia Meireles deixou claro que, tanto para a gestante, quanto para o bebê, a alimentação correta contribui muito.
– São questões fundamentais para se ter boa saúde. Na sala do SISVAN, quando as gestantes chegam, são acolhidas e orientadas. É essencial que a gestante tenha uma alimentação saudável, com variações de alimentos na dose certa. Para que se tenha um resultado positivo, é essencial sistematizar as ações, por meio de protocolos, a avaliação do estado geral. Tudo isso só é possível com geração de informação. E é isso que fazemos aqui. Informamos para que dessa forma possamos atender aos princípios do SUS, trazendo qualidade de vida e assistência, tanto à mãe, quanto ao seu filho – menciona Lídia.
O SISVAN funciona no Centro de Saúde DR Raul Travassos, das 7h às 17h (segunda a quinta-feira) e até às 16h na sexta-feira. A equipe do SISVAN é formada pela nutricionista Lídia Meireles e as técnicas Andreia de Oliveira, Anne Roberta e Vera Lucia Mendes, sob a coordenação da nutricionista Ledimar dos Santos Gomes.
(*) Com informações do NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: NICES
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed