Prefeitura de Itaperuna inaugura Padaria Escola no antigo Colégio São José
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, inaugurou na última quinta-feira (31/03), a Padaria Escola no antigo Colégio São José, localizado na parte alta da cidade.
A revitalização do espaço já proporciona benefícios para a população, que sonhava em ter as dependências do colégio, funcionando perfeitamente. A Prefeitura de Itaperuna assumiu o compromisso de melhorar a infraestrutura do local, bem como recuperar e ampliar a oferta de atividades para os moradores daquela localidade.
A Padaria Escola é uma grande vitória e beneficiará diretamente àqueles que desejarem aprender uma profissão, bem como irá auxiliar na complementação alimentar dos assistidos pelos inúmeros programas da Secretaria de Ação Social.
SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL EM AÇÃO
A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação vem trabalhando diariamente para ampliar os serviços oferecidos através de inúmeros programas, dentre eles, SCFV, PETI e CRAS.
É importante lembrar que o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e os serviços de convivência possuem profissionais qualificados, que estão atentos às necessidades de cada localidade. Esses programas atendem a comunidades de diversos outros bairros e distritos em Itaperuna.
O PETI articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa realiza acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.
O PETI também está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento.
Já o CRAS é a principal porta de entrada dos serviços de proteção social básica do município e tem como público alvo, famílias em situação de vulnerabilidade social, que residem em territórios de abrangência do CRAS.
De extrema importância para o município, o CRAS oferece cursos de capacitação profissional; promove reuniões socioeducativas; realiza atendimento em grupo de apoios; atende e acolhe famílias; realiza encaminhamentos para a rede de serviços; promove a inserção em programas oficiais de transferência de renda; realiza visitas domiciliares e institucionais; dentre outras atividades.
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, tem se esforçado para atender as comunidades de bairros e distritos e, dia a dia, vem lutando por uma melhor qualidade de vida para a população.
(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed