Médico e estudante de medicina são presos em hospital por exercício indevido da profissão
![Médico e estudante de medicina são presos em hospital por exercício indevido da profissão](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Médico-e-estudante-de-medicina-são-presos-em-hospital-por-exercício-indevido-da-profissão.jpg)
Um estudante de medicina e um médico foram presos pela Polícia Civil na tarde de terça-feira (04/07) em Cordeiro. Segundo a Delegacia, o estudante foi flagrado realizando atendimento ambulatorial no Hospital Antonio Castro, prescrevendo medicação e assinando receituários previamente carimbados.
Os Policiais também prenderam em flagrante o médico plantonista do hospital. Ainda segundo a Delegacia, o médico fornecia o talonário de receituário em branco e previamente carimbado. Os dois atendiam em consultórios distintos do hospital.
Os dois foram conduzidos para a 154ª Delegacia Policial de Cordeiro. O estudante “J. da S.” foi autuado nos artigos 282 e 299 do Código Penal, por exercer profissão de médico sem autorização e falsidade ideológica. Já o médico “LJ.D. de O.” foi autuado no artigo 299 c/c 29 do Código Penal, por falsidade ideológica. Os dois serão transferidos nas próximas horas para o presídio da capital, onde permanecerão a disposição da Justiça.
Nota do Ministério Público
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cordeiro e da Promotoria de Justiça de Cordeiro (atribuição criminal), realizou operação que acarretou na prisão em flagrante de um médico e um acadêmico de medicina no Hospital Antônio Castro, que presta serviço médico-hospitalar em Cordeiro, cidade do interior do estado. Os dois vão responder por prática ilegal de medicina e falsidade ideológica.
As investigações tiveram início depois que um servidor público denunciou ao MPRJ ter sido atendido no referido hospital por um estagiário de medicina sem a supervisão de um médico. Na ocasião o estagiário prescreveu medicamentos preenchendo um receituário em branco que já se encontrava assinado e carimbado pelo profissional envolvido.
Em seguida, foi instaurado, no âmbito da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cordeiro, inquérito civil para apurar notícia de que parte dos atendimentos realizados no hospital estava sendo realizado por acadêmicos sem a supervisão de médicos.
Os fatos se agravaram na terça-feira (05/06), quando um assessor do MPRJ foi atendido na mesma unidade por outro acadêmico, mais uma vez sem a supervisão de profissional. Ao término da consulta, o acadêmico de medicina prescreveu medicamentos e falsificou a assinatura do médico que se encontrava de plantão no dia.
Após tomar conhecimento desses novos fatos, os promotores de Justiça titulares da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e da Promotoria de Justiça de Cordeiro se dirigiram ao Hospital Antônio Castro, acompanhados do funcionário que havia sido atendido, e prenderam os dois em flagrante.
A operação foi realizada com o apoio de três agentes da 154ª Delegacia de Polícia.
(*) Com informações da Folha Itaocarense e Edição da Rádio Itaperuna Gospel FM
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed