Main Menu

Aplicativo ajuda nas reclamações e auxilia ao Poder Público em suas tarefas

Aplicativo ajuda nas reclamações e auxilia ao Poder Público em suas tarefas
Aplicativo ajuda nas reclamações e auxilia ao Poder Público em suas tarefas

Um novo aplicativo para Smartphone tem auxiliado em muito a população nas suas reclamações quanto às questões das cidades e diretamente auxiliado ao Poder Público em saber onde estão os problemas que afetam a população. A cidadania é consagrada pelo exercício de seus direitos, entre eles o voto é o mais elementar, todavia, esquecemos que as garantias desses direitos somente foram possíveis pela participação política ativa do cidadão.

Poderíamos dizer que o exercício pleno da cidadania pressuporia cumprir com nossos deveres, para assim termos os direitos respeitados. Contudo, desde o absolutismo Europeu a noção de Estado sofreu tantas alterações e mudanças, passando pela Revolução Francesa, que os direitos dos cidadãos se tornaram fundamentos da democracia, hoje, inclusive, muitas vezes o conceito de cidadania e democracia se confundem. Lembramos, nesse pormenor, das palavras de Ulisses Guimarães, ao promulgar a Constituição de 1988, chamando-a de cidadã, quando o termo também poderia ser substituído por “Constituição Democrática” sem modificar seu objetivo.

A garantia dos direitos ao cidadão tornou-se tão fundamental, estando, inclusive, entre as cláusulas pétreas da Constituição, que estamos deixando de cumprir com nossos deveres. Entre os deveres destacamos aqueles ligados à participação política, os quais somente são lembrados quando da realização das eleições. Não me refiro aqui ao exercício do voto, direito do cidadão, mas sim dos deveres antes da prática desse ato, bem como das suas consequências.





Hoje a prática política tem sido relegada a poucos, uma vez que os cidadãos de maneira geral estão proclamando uma saturação com as ações ligadas ao modo de exercê-las. A conduta de prostração tem sido associada ao fato de correlacionarem o exercício da política à corrupção.

Um aplicativo denominado “Minha Bronca” tem sido um instrumento facilitador para que o cidadão relate os problemas enfrentados em seu cotidiano com o poder público. Se todo o poder emana do povo, conforme nossa Constituição prevê, não há porque esperar passivamente a inação dos Poderes Constituídos.

A divulgação através das redes sociais, com compartilhamento de fotos e reclamações, contribuirá para que todos fiscalizem o cumprimento do que prevê a Constituição e as leis, ajudando a resolver as agruras enfrentadas pelos Munícipes. Veja abaixo e baixe o aplicativo nas lojas específicas de seu Smartphone e seja você mesmo o fiscal da lei.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR NO ANDROID

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR NO IOS

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Festival de Aré

Curso com balões

Cartaz do Seminário Teológico

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed