Jogos Olímpicos: correspondentes visitam a comunidade Santa Marta


Um grupo de 14 jornalistas das Filipinas, Itália, Estados Unidos e França visitou, nesta segunda-feira (01/08) a comunidade Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul. Cadastrados no Rio Media Center (RMC) para cobrir os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os jornalistas conheceram os projetos desenvolvidos pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região.
– É muito importante a imprensa internacional vir e mostrar a integração que há entre a polícia e a comunidade. Atuamos não só na parte operacional da segurança pública, mas também na área preventiva, no trabalho socioeducativo – explicou a comandante da UPP Santa Marta, tenente Tatiana Lima.
Com quatro mil moradores, o Santa Marta foi a primeira comunidade a passar pela experiência da política de aproximação entre PM e comunidade, idealizada pela Secretaria de Segurança em 2008. O local já foi dominado pelo tráfico de drogas e, hoje, colhe os frutos da pacificação, com a legalização de serviços essenciais como água, luz e TV a cabo, além da formalização do comércio. A região se tornou ainda um dos pontos turísticos mais visitados do Rio.
– Acho que o projeto UPP faz com que os jovens tenham novas metas na vida. A iniciativa inclui ações importantes na área de esporte e lazer – disse o filipino Christopher Perez, repórter da emissora UNTV.
Durante a visita, os correspondentes assistiram à aula de jiu-jítsu, na sede da UPP. Em seguida, conheceram a Laje Michael Jackson, local onde o cantor gravou o clipe They don’t care about us. Hoje, o espaço é atração turística e palco de frequentes eventos. Os jornalistas conheceram ainda Salvador Aruanda, o morador mais antigo da comunidade.
Jovens beneficiados
– Deu para perceber que existe um esforço muito grande de pacificar essas favelas, principalmente orientar os jovens, que é um trabalho de base que precisa ser feito. Estou certo de que este é o caminho para uma convivência positiva – afirmou Élcio Ramalho, jornalista brasileiro que trabalha na redação brasileira da Rádio França Internacional (RTI), com sede em Paris.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed