Main Menu

Já são 23 casos de febre amarela no Rio de Janeiro

Subiu para 23 o número de casos de febre amarela confirmados no estado do Rio de Janeiro. Segundo um boletim epidemiológico divulgado ontem, um novo caso foi registrado em Macaé, no Norte Fluminense. Na Região Metropolitana, foram quatro casos até agora, entre eles uma morte, em Maricá. A febre amarela já provocou oito mortes no estado sendo que no Noroeste fluminense duas pessoas morreram.

Dando continuidade à imunização de toda a população fluminense, medida preventiva anunciada desde o início do ano pela Secretaria de Saúde, será lançada, nesta segunda-feira (3/7), a Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela, na Clínica da Família bairro Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

A nova etapa consiste em expandir para todo o estado a vacinação em larga escala, conforme o planejamento do Estado que, desde o início do ano, vem adotando medidas preventivas para a proteção da população do Rio. Até o momento, quase 6 milhões de doses já foram disponibilizadas aos 92 municípios, com prioridade para aqueles considerados mais vulnerárias, diante da avaliação constante do cenário epidemiológico.

 
 


– Com a garantia de fornecimento de doses de vacinas pelo governo federal, faremos uma grande campanha, com o Dia D no sábado, 8 de junho, para chamar a atenção da sociedade quanto à importância de se proteger e a melhor forma é tomar a vacina. Desde o início do ano, estamos nos antecipando e adotando uma série de medidas preventivas. Já temos boa cobertura nas áreas consideradas mais vulneráveis, como zonas rurais e localidades próximas às matas – explicou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Calendário a partir de 2018

Entre janeiro e junho, a secretaria já disponibilizou 5.926.305 doses de vacinas para os 92 municípios. Com base nos pedidos de reposição de lotes feitos pelas prefeituras à pasta, a estimativa é de que cerca 5 milhões de pessoas já tenham sido vacinadas. Considerando que uma dose da vacina é suficiente para imunizar pelo resto da vida, além de levar em conta que cerca de 1 milhões de habitantes do Rio já tenham sido imunizados anteriormente, a estimativa do Estado é que, entre julho e dezembro, entre 5 e 6 milhões de pessoas sejam imunizadas nos próximos meses. A partir da solicitação do Estado, feita no início deste ano, antes mesmo de terem sido registrados casos da doença no território fluminense, a vacina contra a febre amarela passará a fazer parte do calendário de rotina no Rio.

– Como preconizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra a febre amarela, que garante a proteção do indivíduo por toda a vida, assim como já ocorre internacionalmente. Portanto, quem já se vacinou, não importa há quanto tempo, não precisa se vacinar novamente. Este é o momento de intensificar as ações e reforçar a importância da vacina junto à população ainda não imunizada. A vacina contra a febre amarela é segura e apresenta alto índice de eficácia – reforçou Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.

DIA D no sábado, 8 de julho

O Dia D para a vacinação está marcado para o sábado, 8/7, quando os postos de saúde de todos os municípios devem convocar a população para se vacinar. É essencial que as prefeituras tracem suas estratégias de divulgação da campanha para informação aos seus habitantes. A Saúde irá disponibilizar peças digitais que podem ser usadas pelas prefeituras, por meio de seus canais de comunicação – www.conexaosauderj.com.br e www.febreamarelarj.com.br

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed