Main Menu

Prefeitura de Itaperuna divulga nota de repúdio à matança de animais de rua

Em repúdio à matança de animais de rua na cidade de Itaperuna no Noroeste Fluminense, a Prefeitura de Itaperuna divulgou uma nota oficial alertando sobre a punibilidade dos responsáveis pelos atos, informando sobre as questões do crime ambiental e da preocupação com crianças e moradores de rua que ficam expostos de maneira perigosa a estes venenos.

Os defensores dos animais têm divulgado fotos das atrocidades cometidas contra os cães, causando indignação e revolta por parte dos internautas.

O local onde os animais têm aparecido mortos envenenados, com maior quantidade é próximo à UniRedentor no Bairro Cidade Nova.

Marcha da Defesa Animal será realizada em Itaperuna

ONGs de Itaperuna estão se mobilizando para uma marcha em defesa de animais no município nesta sexta-feira (28) as 17 horas. Nos últimos dias vários cães foram encontrados, com feira de adoção a partir das 13 horas próximo a Delegacia Legal de Itaperuna. Assim, os participantes procuram sensibilizar a população e minimizar o abandono e o sofrimento dos animais abandonados, mesmo que seja de maneira improvisada.

As ONGs têm conseguido alimentar e dar assistência veterinária com a ajuda de voluntários.

 
 


NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE ITAPERUNA

Devido às inúmeras denúncias de envenenamento em cães de rua, a Prefeitura de Itaperuna informa que é contra à qualquer tipo de violência contra os animais e os agressores devem ser punidos com rigor. Envenenar os animais é crime ambiental, tipificado no art. 32 da Lei 9605/98 e que deve ser fiscalizado pelo Ministério Público.

Diante às cobranças e respeito aos cidadão da nossa cidade, informamos também que a Secretaria de Saúde, através do Hospital Veterinário A. N. Monnteiro Empreendimentos –ME, oferece o programa “Animal Amigo”, onde os cães, os felinos e os equinos são castrados para evitar o aumento indiscriminado de animais de rua. Os trabalhos são em conjunto com a Vigilância Ambiental e Sanitária do município. Além disso, oferece atendimentos veterinários para os animais e controle de zoonoses. O programa é objeto de Ação Civil Pública, nº: 0011272-83.2015.8.19.0026, acompanhadas pelo Ministério Público Estadual.

Lembrando que ao colocar veneno nas ruas e calçadas, além do risco de envenenar os animais, também coloca em risco as pessoas, principalmente crianças e moradores em situação de rua. E isto agrava o crime, tornando-o uma ameaça ao direito transindividual.

Mas, a população deve ficar alerta e também fiscalizar esses atos criminosos de envenenamento de animais, porque isto pode tomar uma proporção maior e atingir também as pessoas incapazes de se defender.

Compartilhe esta notícia com um amigo






Comments are Closed