Rio de Janeiro entrou em Estágio de Crise por causa das fortes chuvas nesta quinta-feira

Sirenes acionadas em 76 comunidades
Devido à chuva forte registrada na cidade, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio em 76 comunidades das regiões de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da Zona Norte. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil Municipal a se dirigirem aos pontos de apoio. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro a partir de 55 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.
Antes das sirenes tocarem, as lideranças comunitárias treinadas pela Defesa Civil já haviam informado aos moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a Prefeitura do Rio disponibilizou e que compõem o sistema de alerta preventivo.
Os equipamentos funcionam nos locais apontados por mapeamento elaborado pela Geo-Rio, que identificou todas as comunidades que têm pontos com alto risco de deslizamento na cidade e integram o sistema de alerta comunitário desenvolvido pela Defesa Civil, que tem o objetivo de reforçar a atuação em casos de urgências. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados. As sirenes são acionadas caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem que as chuvas atingiram níveis críticos, baseados nas informações coletadas no Centro de Operações Rio, que monitora a cidade 24 horas.
|
|
Entre 0h45 e 1h, houve registro de CHUVA MUITO FORTE nas estações Alto da Boa Vista (30,6mm), Tijuca/Muda (26,6mm), Tijuca (25,8mm), Grajaú (25,4mm), São cristóvão (25mm), Ilha do Governador (24,8mm), Rocinha (23,6mm), Jardim Botânico (20,4mm), Vidigal (17,8mm), Jacarepaguá/Cidade de Deus (17,4mm), Piedade (16mm), Grande Méier (14,8mm), Barra/Barrinha (14mm) e Santa Teresa (12,8mm). Nas demais, os registros foram de chuva forte, moderada e fraca.
A Prefeitura do Rio pede que a população siga as orientações dos agentes públicos. O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199
Nas seguintes localidades, há registros de acúmulo/bolsão d’água ou mesmo pontos de alagamento. Evite trafegar nestas regiões:
15/02 – 2h07 – Av. Brasil, altura de Benfica, Caju e de Manguinhos. Via parcialmente interditada.
15/02 – 2h07 – Estrada dos Bandeirantes, altura da Merck, na Taquara. Via parcialmente interditada.
15/02 – 1h56 – Av. Ayrton Senna, altura do Makro, na Barra da Tijuca, sentido Linha Amarela. Via parcialmente interditada.
15/02 – 1h31 – Linha Amarela, sentido Barra da Tijuca, altura do Shopping Nova América, em Del Castilho, sentido Barra da Tijuca. Via interditada.
15/02 – 1h25 – Praça da Bandeira. Via interditada em ambos os sentidos.
15/02 – 1h19 – Mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca. Via interditada em ambos os sentidos.
15/02 – 1h17 – Rua Prof. Manoel de Abreu, altura da R. Felipe Camarão, na Tijuca. Via interditada em ambos os sentidos.
15/02 – 1h15 – Av. Maracanã, altura da R. Eurico Rabelo, no Maracanã. Via interditada em ambos os sentidos.
15/02 – 0h18 – Av. Ayrton Senna, altura do acesso à Linha Amarela, na Gardênia Azul, sentido Linha Amarela. Duas faixas da via estão ocupadas.
14/02 – 21:51 – Pista central da Av. Armando Lombardi, altura do nº 1100, próximo ao posto Shell, na Barra da Tijuca, sentido Recreio. Duas faixas ocupadas.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Acidente envolvendo 3 carros deixa vários feridos em Comendador Venâncio
Um acidente envolvendo três automóveis, na rodovia estadual RJ-116, no Distrito de Comendador Venâncio, emRead More
Comments are Closed