Main Menu

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 22 de junho

A vacinação contra a gripe, que seria encerrada na próxima sexta (15/06), foi prorrogada por mais uma semana. A campanha irá até o dia até 22 de junho, em todo o país. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (13), pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o último boletim do ministério, ao mesmo tempo em que há um aumento no número de casos, o Brasil registra uma “baixa cobertura vacinal”.
No Brasil, a cobertura vacinal foi ainda menor durante a campanha: das 54,4 milhões de pessoas, apenas 42,6 milhões receberam a vacina.

O Sudeste é a região que teve a menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 70,9%. Em seguida, as regiões Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro Oeste (91,4%). Inicialmente, a campanha deste ano iria até o dia 1º de junho, mas foi prorrogada até o dia 15 por causa da paralisação dos caminhoneiros.

 
 


Devem ser vacinadas:
Pessoas a partir de 60 anos
Crianças de seis meses a cinco anos
Trabalhadores da área de saúde
Professores das redes pública e privada
Mulheres gestantes e puérperas
Indígenas
Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
Profissionais do sistema prisional
Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
Tipos de vírus

A vacina de 2018 tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e o Influenza B. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

As doses da vacina continuam disponíveis até o final da campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde do município dos bairros Aeroporto, Boa fortuna, Costa e Silva (Loteamento Bedim), no Horto Florestal no Centro, São Francisco, São Mateus, Surubi, nos distritos de Boa ventura, Raposo, Retiro, Venâncio, além do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.






Comments are Closed