Main Menu

Grandes personalidades nos deixaram em 2018

Billy Graham foi um dos que morreram no ano que se finda e deixou o seu legado

Neste ano, grandes personalidades se foram. A voz incomparável de Aretha Franklin, a genialidade de Stephen Hawking e a profunda fé de Billy Graham se apagaram. Mas eles, assim como outros, deixaram seu legado para a humanidade.

Confira, abaixo, as mortes que abalaram 2018:

Carlos Heitor Cony
Carlos Heitor Cony morreu aos 91 anos no dia 5 de janeiro. Ele sofreu falência múltipla dos órgãos. Cony foi autor de romances conceituados, como O Ventre (1958), Pilatos (1973), Quase Memória (1995) e O Piano e a Orquestra (1996). Ele também era jornalista e escreveu para os maiores jornais e revistas do país, além de ter atuado como comentarista da CBN, já no fim da vida.

Dr. Renan Catharina Tinoco
Na manhã do dia 19 de janeiro o médico itaperunense Renan Catharina Tinoco faleceu em Itaperuna. O médico estava internado há vários dias no CTI do Hospital São José do Avaí (HSJA). Renan Catharina Tinoco tinha 79 anos. Nascido em 05 de março de 1938, em Ourânia (naquela época, pertencente a Itaperuna, RJ), fez o primário no Colégio Bittencourt. Posteriormente foi para a cidade de Niterói, onde cursou o científico no Colégio Batista. Em 1957 prestou o vestibular, passando para o curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense, concluindo-o em 1962. Retornando a Itaperuna, como cirurgião do Hospital São José do Avaí (HSJA), encontrou um pequeno hospital com apenas 25 leitos e nove médicos. Sabia que sua missão era difícil, mas, não mediu esforços para trabalhar em prol do hospital e da comunidade itaperunense.

Billy Graham
Billy Graham morreu aos 99 anos, em 21 de fevereiro, de causas naturais. O reverendo ganhou o mundo ao usar o rádio para espalhar a Palavra de Cristo. Ao longo dos anos, Graham fez diversas pregações na televisão, rádio e internet, em palestras e em seu programa Graham’s Lifestime. Ele chegou a falar para cerca de 215 milhões de pessoas, nos 185 países pelos quais passou.

Tônia Carrero
A atriz Tônia Carrero morreu aos 95 anos no dia 3 de março. Ela passava por uma cirurgia quando teve uma parada cardíaca. Tônia Carrero ficou conhecida por papéis marcantes na TV, como Stella Fraga Simpson, em Água Viva (1980), e a Rebeca, de Sassaricando. No total, ela participou de 54 peças, 19 filmes e 15 novelas.

 
 


Bebeto de Freitas morreu aos 68 anos, no dia 13 de março. Ele sofreu um infarto fulminante. Bebeto foi treinador da Seleção Brasileira de Vôlei e presidente do Botafogo. Na época de sua morte ele trabalhava como diretor de administração e controle do Atlético-MG.

Marielle Franco
Marielle Franco foi morta a tiros no dia 14 de março. Ela estava com 38 anos. Marielle era vereadora do Rio de Janeiro e militante dos direitos humanos. A causa do assassinato ainda está sendo investigada.

Stephen Hawking
O físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos no dia 14 de março. Hawking sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ele era doutor em Cosmologia e ocupava o cargo de professor de Matemática na Universidade de Cambridge. Também escreveu 14 livros, como O Universo em Uma Casca de Noz e Uma Nova História do Tempo.

Winnie Mandela
A militante Winnie Mandela morreu aos 81 anos no dia 2 de abril. Ela foi casada com o ex-presidente Nelson Mandela durante 28 anos e lutou ao seu lado contra o regime apartheid. Não foram divulgados detalhes da causa da morte.

Dona Ivone Lara
A cantora dona Ivone Lara morreu aos 97 anos em 16 de abril. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória. A artista era conhecida como a Grande Dama do Samba.

Avicii
O DJ Avicii morreu aos 28 anos no dia 20 de abril. Ele cometeu suicídio. O músico foi responsável por sucessos como Wake Me Up e ainda contribuiu com diversos famosos como Madonna e Coldplay.

Agildo Ribeiro
O comediante Agildo Ribeiro morreu aos 86 anos no dia 28 de abril. Ele sofria de problemas cardíacos. O ator ficou conhecido como “capitão do riso” e iniciou a carreira no rádio. O reconhecimento veio com os trabalhos na TV.

Dona Alda
Dona Alda, mãe da apresentadora Xuxa Meneghel, morreu no dia 8 de maio aos 81 anos. Ela sofria de Mal de Parkinson. Ao saber da morte de dona Alda, muitos fãs prestaram solidariedade à Xuxa e sua família.

Eloisa Mafalda
A atriz Eloisa Mafalda morreu aos 93 anos no dia 17 de maio. Ela sofria de problemas respiratórios. Eloisa começou sua carreira em radionovelas da Rádio Nacional. Em 1965, ela passou a atuar na televisão e fez 43 papéis em sua carreira, nas emissora TV Paulista e TV Globo. Os maiores destaques ficam por conta das personagens Dona Nenê, da primeira versão da série A Grande Família, de 1975, e Gioconda Pontes em Pedra Sobre Pedra, em 1992.

Fernando MacDowell
Fernando MacDowell, que na época ocupava o cargo de vice-prefeito do Rio de Janeiro, morreu no dia 20 de maio, aos 72 anos. Ele era engenheiro civil com doutorado em engenharia de transportes. Na política, foi secretário de Transportes durante o governo de Eduardo Paes até janeiro deste ano, quando Marcelo Crivella o indicou como vice-prefeito. Ele faleceu após complicações de um infarto.

Nara Almeida
A influenciadora digital Nara Almeida morreu aos 24 anos no dia 21 de maio. Ela enfrentou um câncer raro no estômago. Nara também era modelo e dividiu com os fãs as etapas da luta contra a doença.

Maria Esther Bueno
No dia 8 de junho, a ex-tenista Maria Esther Andion Bueno morreu após enfrentar um câncer. Ela estava com 78 anos. Com 19 títulos de Grand Slam, ela era considerada a maior tenista brasileira de todos os tempos. Ocupou o posto de número 1 do ranking mundial em 1959, quando tinha 19 anos. Em 1978, um ano após se aposentar, ela entrou para o Hall da Fama do tênis mundial.

Anthony Bourdain
Anthony Bourdain morreu aos 61 anos no dia 8 de junho. A causa da morte foi suicídio. O chef norte-americano ganhou fama ao escrever o livro Cozinha Confidencial – Uma Aventura nas Entranhas da Culinária. Ele também apresentava os programas Anthony Bourdain: No Reservations e Parts Unknown, nos quais viajava pelo mundo provando comidas típicas de cada local. Ambas as produções ganharam prêmios Emmy.

Eliezer Batista
O ex-ministro e pai de Eike Batista, Eliezer Batista, morreu aos 94 anos no dia 18 de junho. Eliezer era engenheiro de formação e foi, durante sua trajetória profissional, presidente da Vale do Rio Doce, ministro de Minas e Energia, em 1962, e secretário de Assuntos Estratégicos do governo Fernando Collor de Mello em 1992, além de ter ocupado outros cargos.

Joe Jackson
O empresário Joe Jackson, pai de Michael Jackson, morreu no dia 27 de junho, aos 89 anos. Ele enfrentava um câncer em estado terminal. Joe Jackson ficou conhecido por, na década de 1960, treinar rigidamente seus filhos pequenos para serem cantores e dançarinos.

Feliciano Amaral
O cantor Feliciano Amaral morreu aos 97 anos no dia 7 de julho. Amaral nasceu em 1920 e inciou seu ministério em 1945. Seu primeiro disco foi lançado em 1948 e é um dos primeiros registros da música evangélica do país. Ele ainda aparece no Guiness Book como o cantor que esteve em atividade há mais tempo no mundo. Amaral enfrentava problemas de saúde como pneumonia e derrame pleural (quando há acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem o pulmão).

Antonio Gilberto
O pastor Antonio Gilberto da Silva morreu aos 91 anos em 30 de julho. Ele foi um dos maiores nomes da teologia pentecostal no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o religioso se destacou como educador, jornalista, teólogo, autor de best-sellers e articulista. Além disso, também era uma referência na área de Escola Dominical e de Teologia Pentecostal no país. A causa da morte não foi divulgada.

Aretha Franklin
A cantora norte-americana Aretha Franklin morreu no dia 16 de agosto, aos 76 anos. Ela começou a carreira no gospel, mas depois se dedicou a composições do R&B americano, ritmo surgido nos anos 40 com influências como jazz e corais de igreja. Um dos maiores sucessos da “rainha do soul” é a música Respect (1967). A diva morreu devido a um câncer pancreático.

Kofi Annan
O ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU ) e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan, morreu aos 80 anos no dia 18 de agosto. Ele esteve à frente da ONU de 1997 até 2006. Ganhou o Nobel em 2001 por ter trabalhado “por um mundo melhor organizado e mais pacífico”. A família não divulgou a causa da morte.

John McCain
O senador McCain morreu aos 81 anos no dia 25 de agosto, após desistir de se tratar contra um câncer. Ele era um dos membros mais respeitados do Partido Republicano, foi veterano de Guerra do Vietnã e candidato à Presidência em 2008.

Beatriz Segall
A atriz Beatriz Segall morreu aos 92 anos no dia 5 de setembro. A atriz se dedicou por mais de 70 anos aos palcos e à televisão. Seu papel mais célebre veio em 1988 na novela Vale Tudo. Após a sua personagem morrer com três tiros, o Brasil inteiro se perguntou: “Quem matou Odete Roitman?”. A causa da morte não foi revelada.

Mr. Catra
O cantor Mr. Catra morreu aos 49 anos, no dia 9 de setembro, após enfrentar um câncer de estômago. Catra ficou conhecido após emplacar diversos funks. Ele deixou 32 filhos.

Charles Aznavour
O cantor francês Charles Aznavour morreu aos 94 anos no dia 1º de outubro. Ele teve uma carreira de mais de 80 anos e era frequentemente descrito como o Frank Sinatra da França. Aznavour é conhecido principalmente pelo sucesso She, que faz parte da trilha sonora do filme Um Lugar Chamado Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant.

Jamal Khashoggi
O jornalista saudita Jamal Khashoggi foi torturado e morto dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul, Turquia. Ele teria morrido no dia 2 de outubro. O jornalista estava com 59 anos. Ele era crítico do governo da Arábia Saudita e foi ao consulado para resolver trâmites burocráticos relativos ao seu casamento com uma cidadã turca. O caso ainda está sendo investigado.

Gil Gomes
O jornalista e radialista Gil Gomes morre aos 78 anos em 16 de outubro. Gomes ficou conhecido por suas reportagens policiais e passagem por algumas rádios como Progresso, Bandeirantes e Tupi. Ele se tornou ainda mais popular na década de 90 no programa jornalístico Aqui Agora, do SBT.

Eugene Peterson
O pastor Eugene Peterson morreu no dia 22 de outubro, aos 85 anos. O americano ficou conhecido por ter realizado a tradução da Bíblia A Mensagem. Peterson possui mais de 30 livros publicados.

Stan Lee
O escritor Stan Lee morreu no dia 12 de novembro, aos 95 anos. Lee foi responsável pela criação de grandes heróis do universo Marvel nos quadrinhos, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk e os grupos dos Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e Inumanos.

George H.W. Bush
O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush morreu aos 94 anos no dia 30 de novembro. Bush foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, congressista, embaixador na ONU, diretor da CIA, vice-presidente de Ronald Reagan entre 1981 e 1989 e pôs fim a uma carreira política de quatro décadas como presidente, função que exerceu entre 1989 e 1993.

Sergio Knust
O guitarrista Sérgio Knust morreu aos 52 anos após sofrer um acidente na estrada. A morte dele foi anunciada no dia 10 de dezembro. Ele estava desaparecido desde o dia 8 do mesmo mês. Knust ficou conhecido por participar de gravações com diversos famosos, como Aline Barros, Kleber Lucas, Xuxa, Davi Sacer, Cassiane, Fernanda Brum e Gal Costa.

Gerson Camata
O ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, de 77 anos, morreu no dia 26 de dezembro. Ele foi baleado na Praia do Canto, em Vitória. A Polícia Militar acredita que o responsável pelo assassinato seria um ex-assessor. Camata exerceu o mandato de governador do estado entre 1982 e 1986. Sua carreira política começou em 1967 e ele também ocupou o cargo de senador entre 1987 e 2011, além de ter sido eleito vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.

Miúcha
A cantora e compositora Miúcha, de 81 anos, morreu no dia 27 de dezembro. Ela sofreu uma parada cardíaca. Miúcha era irmã de Chico Buarque e ficou famosa ao cantar clássicos como Pela Luz dos Olhos Teus, Minha Namorada, Vai Levando, Samba do Avião, Sei Lá e Samba do Carioca.

Amos Oz
O premiado escritor e pacifista israelense Amos Oz morreu no dia 28 de dezembro, aos 79 anos. Ele lutava contra um câncer. Oz escreveu 35 livros, entre romances, histórias infantis e coleções de artigos, críticas e ensaios, além de outros textos. Entre os títulos mais conhecidos estão Meu Michael (1973), A Caixa Preta (1988), Conhecer uma Mulher (1991), Pantera no Porão (1997) e O Mesmo Mar (2002).

(*) Com informações do Pleno News – Com Edição do Portal Gospel Itaperuna






Comments are Closed