Main Menu

Pólos do PETI em Itaperuna comemoram o “Dia da Consciência Negra”

Capoeira, presença forte e marcante no “Dia da Consciência Negra”
Capoeira, presença forte e marcante no “Dia da Consciência Negra”

Celebrado em 20 de novembro, o “Dia da Consciência Negra” é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de “Semana da Consciência Negra”.

Em Itaperuna, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizou inúmeras atividades no “Dia da Consciência Negra”, buscando envolver alunos, professores e toda a comunidade em torno da festividade. Capoeira, danças, comidas típicas e exposição de artesanato foram algumas das atrações do evento.

O PETI é um projeto de transferência direta de renda do Governo Federal para famílias de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce. Um dos objetivos é erradicar as piores formas de trabalho infantil, aquelas consideradas perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Para isso, o PETI concede uma bolsa às famílias em substituição à renda do trabalho infantil.

Hoje, em Itaperuna, a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação atende a mais de 700 crianças e adolescentes em seus projetos, sendo que 446 são assistidas pelo PETI. Os alunos do PETI realizam diversas atividades educacionais, dentre elas, trabalho com arte, educação, esporte e lazer, cultura, sociabilidade, educação ambiente e folclore regional, além de receberem atendimento psicossocial. Também recebem alimentação balanceada e reforço escolar.






Comments are Closed