Main Menu

Secretaria de Saúde de Itaperuna realiza treinamento preventivo do câncer do colo do útero

A palestrante destaca o diagnóstico rápido como melhor remédio
A palestrante destaca o diagnóstico rápido como melhor remédio

No dia 28 de novembro, na sala de treinamentos do NICES (Núcleo de Informação Comunicação e Educação em Saúde), da Secretaria de Saúde de Itaperuna foi realizado um treinamento teórico do exame preventivo do câncer do colo do útero com todos os enfermeiros e enfermeiras da rede pública.

Gesiney Botelho, coordenador do Nice, disse que o treinamento faz parte da ação da Semana Nacional contra o câncer que acontece no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e que tem o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de colo de útero. “O câncer de colo do útero é o segundo mais comum na população feminina, só sendo superado pelo de mama. Esse é o propósito, sensibilizar as mulheres sobre o tipo de câncer que mais atinge o sexo feminino”, disse o coordenador.

A palestrante Renata Cotijo falou sobre as dificuldades encontradas pelos profissionais na realização dos exames preventivos em relação à inspeção visual com ácido acético – IVA  e da necessidade de um diagnóstico correto na realização do exame, além de informações pertinentes a coleta de material.

Renata abordou a incidência de doenças, como o HPV, e a população como alvo a ser investigada e de como fazer o rastreamento dos pacientes, a normatização da coleta, periodicidade do exame, abordagem sobre a citologia e DST associadas às causas, como, quais barreiras encontradas no controle do câncer, entre outras formas de abordagem.

Segundo ela, assegurar as mulheres um exame de  qualidade é garantir melhoria de vida, pois o  exame vai poder  diagnosticar lesões ainda muito precoces, numa fase de tratamento viável para que a mulher não venha desenvolver um tipo de câncer ou qualquer DST podendo assim ser  evitável.

“O câncer não apresenta sintomas em fases iniciais. Entretanto, é possível através do exame de Papanicolau, fazer uma descoberta precoce”, afirmou a doutora que no ensejo, alerta que as mulheres devem procurar  a unidade de saúde mais próxima de sua residência, uma vez ao ano, para a coleta do material do exame. “A fim de prevenir-se do câncer do colo do útero e outras doenças”, conclui.

Saiba mais: O câncer de colo de útero é provocado principalmente pela presença do vírus HPV que é sexualmente transmissível, a prevenção desse tipo de câncer está intimamente ligada à prática do sexo seguro. Com preservativo, masculino ou feminino. O rastreamento é feito através de exame preventivo Papanicolau, fundamental para a detecção das doenças.






Comments are Closed