Quadro clínico de Ricardo Gomes permanece estável

Permanece estável o quadro clínico e neurológico do paciente Ricardo Gomes, 46 anos, internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Pasteur. O comandante vascaíno sofreu um Acidente Vascular Encefálico, hemorrágico, durante o clássico contra o Flamengo, disputado no dia 28 de agosto, no Engenhão.
Na noite da última quinta (01), o paciente apresentou um quadro de muita agitação e, necessitou ser levemente sedado. Uma tomografia computadorizada realizada nesse período confirmou um bom aspecto, sem evidências de complicações. Dessa forma, o cateter cerebral já foi removido (aparelho que media a pressão intracraniana).
Devido à permanência da sedação, o paciente continuará com o tubo traqueal, em ventilação mecânica, por pelo menos, mais 24 horas.
As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificas. Não há previsão de alta do CTI e as visitas ao paciente estão restritas aos familiares (filhos e esposa).
Memória
Equipe médica que acompanha o paciente: o clínico-intensivista, Fabio Guimarães Miranda, o diretor geral do Hospital Pasteur, Ricardo Periard e o neurocirurgião, José Antônio Guasti.
28/08 – À noite, Ricardo Gomes foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem de hematoma cerebral e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Guimarães Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana está mantida sob controle.
29/08 – Um eletroencefalograma (exame para verificar as condições neurológicas) apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. O pós-cirúrgico evoluiu bem, sem apresentar intercorrências.
30/08 – Uma angiotomografia computadorizada (exame que mapeia os vasos sanguíneos cerebrais) evidenciou a ausência de um aneurisma. Com isso, os médicos descartaram a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica.
31/08 – A sedação que induzia ao coma do paciente foi retirada pela equipe médica. Ele apresentou reações positivas, como abrir os olhos e movimentar os membros superiores e inferiores. O paciente iniciou o tratamento de fisioterapia motora e respiratória. Ele também entrou em processo de retirada da respiração artificial (a ventilação 100% mecânica foi substituída por um aparelho que apenas auxilia a respiração do paciente).
01/09 – O paciente apresenta uma melhora progressiva, sem sinais de complicações. Ele está recuperando gradativamente o nível de consciência, se conectando com o meio ambiente e atendendo aos comandos verbais. Uma nova tomografia computadorizada evidenciou uma boa absorção dos resíduos dos líquidos no tecido cerebral, decorrentes da hemorragia que ele sofreu. Numa escala de 1 a 5, ele está com grau 2 nos movimentos do lado direito. Já o lado esquerdo está com força normal.
(*) Assessoria de imprensa do Hospital Pasteur
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed