Main Menu

Secretaria Municipal de Saúde vacina e faz o Teste do Pezinho em todas crianças nascidas em Itaperuna


Algumas gotículas de sangue que serão colhidas num papel filtro, podem salvar a vida do bebê
Algumas gotículas de sangue que serão colhidas num papel filtro, podem salvar a vida do bebê

A Secretaria de Saúde de Itaperuna a cada dia vem ampliando o atendimento e a proteção às crianças recém nascidas. Entre os serviços prestados está o do Teste do Pezinho que é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, Anemia Falciforme, Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas, por isso a necessidade do Teste do Pezinho.

Daniela Frazão dos Santos, enfermeira responsável pelo Teste do Pezinho
Daniela Frazão dos Santos, enfermeira responsável pelo Teste do Pezinho

“O ideal deve ser que o teste seja feito entre o terceiro ao quinto dia depois do nascimento. Para as crianças nascidas em Itaperuna os responsáveis são orientados a fazer o teste neste período. Na própria maternidade uma equipe da Secretaria de Saúde aplica a vacina BCG e contra hepatite e é agendado o dia para o teste do pezinho”, informou Daniela Frazão dos Santos, enfermeira responsável pelo Teste do Pezinho.

Basta apenas uma pequena picada no calcanhar do bebê para retirar algumas gotículas de sangue que serão colhidas num papel filtro e levadas para serem analisadas.

Elisangela Salustiano dos Santos, de Córrego da Chica, levou a sua filha Mariane para o Teste do Pezinho
Elisangela Salustiano dos Santos, de Córrego da Chica, levou a sua filha Mariane para o Teste do Pezinho

Após os diagnósticos dos exames, as crianças que apresentam qualquer tipo de alteração são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o Instituto Estadual de Endocrinologia e Diabetes (IEDE) com toda despesa por conta do Município. No IEDE é feito novamente o exame para a confirmação ou não das alterações e caso seja positivo se inicia imediatamente o tratamento com a criança e com isso evitando a complicação da doença.

O grande problema se dá quando o parto é feito fora dos hospitais do Município, pois quando a criança chega para uma avaliação está sem vacinação e exposta a contraírem doenças que podem ser evitadas.

“Eu tive meu filho fora do Município de Itaperuna e lá não me informaram de nada, o meu bebê não recebeu a vacina e nem me informaram sobre a necessidade do Teste do Pezinho, somente fui informada quando fui fazer o registro de nascimento dez dias depois”, disse uma mãe que não teve seu filho num hospital de Itaperuna.

Os pais devem atentar para estes fatos importantes para a saúde de seus filhos, não somente escolhendo um local seguro e adequado para o nascimento, em Itaperuna temos o Hospital São José do Avaí e o Hospital das Clínicas, bem como ficar atento se seu filho tomou a vacina após o nascimento e fez o Teste do Pezinho na data marcada.

Para maiores informações procure a enfermeira Daniela Frazão dos Santos, no setor de vacinação do Posto de Saúde Dr. Raul Travassos.









Comments are Closed