Artesãos do Complexo do Alemão expõem trabalhos em mosaico

Até o dia 14 de outubro, moradores e visitantes do Complexo do Alemão poderão conhecer a exposição “Caminhos da Arte”, com peças de artesanato produzidas a partir da técnica do mosaico e com fotografias do processo de construção das produções. A mostra de artesãos da comunidade está em cartaz na estação do teleférico do Morro do Adeus.
A ideia da fabricação das peças surgiu por meio de um curso desenvolvido pelo trabalho social do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio), da Secretaria de Estado da Casa Civil. Durante a Oficina do Imaginário, uma equipe de profissionais conversou com moradores a fim de saber opiniões e sugestões para o futuro da comunidade. Algumas das pessoas ouvidas participaram de um curso de mosaico, com duração de três meses.
Uma das alunas, orgulhosa da nova profissão, Ana Maria Leite, de 55 anos, conta que, pela primeira vez, viu um projeto como esse ter resultados tão rápidos e satisfatórios.
– Eu nunca tinha feito trabalho manual. Sabia só fazer bolo e salgado, mas nada de artesanato. Vi a propaganda da oficina de mosaico e achei que poderia aprender. Agora me sinto reconhecida. Sem contar, que ainda consigo um dinheirinho a mais, que ajuda muito – contou a moradora do Complexo do Alemão há 40 anos.
Na exposição, visitantes podem ver, por exemplo, peças como porta-retratos, placas de ruas, porta-joias e quadros. Muitos trabalhos retratam lugares do Complexo do Alemão, que, hoje em dia, orgulha moradores e artistas. A doméstica Rosângela da Silva, de 40 anos, estava encantada com o trabalho.
– Eu adorei esse quadrinho que retrata a paisagem do Alemão com o teleférico. Aliás, esse espaço destinado à cultura aqui na estação é ótimo. Sempre que tiver sem pressa vou parar aqui para dar uma olhadinha – disse ela, durante a visita à exposição.
A coordenadora do trabalho social do PAC, Ruth Jurberg, ressaltou a importância do projeto pelo ineditismo, incentivo a manifestações artísticas de moradores e à formação de cooperativas de mulheres.
– Das 35 pessoas que se formaram no curso, ao menos 15 mulheres tiveram melhorias na qualidade de vida já que, além de se sentirem mais valorizadas, passaram a prestar serviços dentro do Complexo do Alemão, produzindo placas para estabelecimentos comerciais e recebendo encomendas – disse Ruth.
Alguns artistas com peças expostas na mostra também participaram da construção dos painéis de mosaico que decoram as seis estações do teleférico. A artesã Ana Maria Leite contou orgulhosa como foi participar desse trabalho.
– Estávamos aprendendo e já tínhamos uma responsabilidade enorme ao fazer os painéis. Foi um trabalhão, mas foi muito prazeroso – disse.
A exposição está aberta à visitação das 15h às 20h, exceto nos fins de semana. Também estão expostas imagens feitas pelos fotógrafos Christian Guedes, Henrique Teixeira e Shana Reis, que acompanharam o trabalho realizado com os moradores.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed