Ex-miss Venezuela e apresentadora de TV Eva Ekvall morre nos EUA

Eva Ekvall, que ganhou a coroa de Miss Venezuela em 2000, morreu neste sábado (17/12) na cidade de Houston nos EUA, aos 28 anos. Eva sofria de um câncer de mama. Trapiello Esteban, que cuidava da carreira da ex-Miss Venezuela, confirmou sua morte via Twitter, e também disse: “Eva Ekvall lutou como uma guerreira contra esse câncer que levou tantas pessoas deste mundo ….!” Ekvall, foi diagnosticada com a doença um ano atrás, poucos meses após dar luz à sua filha, Miranda. O câncer já estava em estágio avançado.
Os oito meses seguintes, quando ela passou por uma mastectomia dupla e por tratamentos com quimioterapia e radiação, foram documentados pelo fotógrafo Roberto Mata.
“No início foi difícil. Eu sabia que a minha imagem, que tem tanto a ver com beleza, não seria favorecida. Mas logo percebi que isso não importa. Se você tem câncer, ninguém deve esperar que você esteja bonita”, disse Ekvall na época.
No livro Fuera de Foco (Fora de Foco), as fotos de Mata são acompanhadas por e-mails, extratos de um diário e testemunhos de Ekvall que descrevem o que a modelo e jornalista passou desde o momento do diagnóstico até o fim do tratamento.
Eva Ekvall queria com seu exemplo ajudar outras mulheres
Ekvall disse no lançamento de seu livro esperar que ele pudesse ajude a conscientizar as mulheres da necessidade de realizar o auto-exame e as mamografias periódicas.
“Minha avó morreu de câncer de mama e uma tia teve a doença duas vezes. Mesmo assim, quando percebi algo estranho nos meus seios durante a gravidez, não dei importância, provavelmente por que me considerava jovem demais”, disse ela dando o alerta.
“Só fui ao médico quando minha filha tinha cerca de 6 meses, porque estava tendo dificuldades para pegá-la no colo. Mesmo assim, nem passou pela minha cabeça que pudesse ser câncer.”
Depois do diagnóstico, Ekval decidiu se manter ocupada. Além de continuar trabalhando como apresentadora de telejornal, quando usava peruca e maquiagem para passar uma aparência saudável, a jornalista decidiu usar seu status de figura pública na Venezuela para ajudar a organização de câncer de mama Senos Ayuda.
Eva, após ser diagnosticada de câncer, chegou a questionar a utilização da saúde como meio para conseguir a beleza e não para prevenir e curar doenças. “Já sei o que se sente não ter um fio de cabelo”, publicou Eva em sua conta no Twitter no dia 10 de março após raspar a cabeça.
“Na Venezuela se investe muito dinheiro em ficar bela e não em saúde”, considerou a modelo, reivindicando a prevenção em saúde como outra forma “de se cuidar fisicamente, porque se você está doente não vai se ver bonita”, disse Eva. A ex-miss documentou o processo de sua doença com as fotos do fotógrafo venezuelano Roberto Mata que, depois, se transformariam, junto às cartas que a modelo enviou a seus parentes, em um livro.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News

Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas
O Ministério da Educação (MEC) informou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, noRead More

Despedida de 2018 terá dois dias de festa em Porciúncula
A ansiedade é grande para a chegada do próximo ano. E a Prefeitura de PorciúnculaRead More
Comments are Closed