Main Menu

Operação Lei Seca no Rio usa balão para conscientizar motoristas


Operação Lei Seca no Rio usa balão para conscientizar motoristas
Operação Lei Seca no Rio usa balão para conscientizar motoristas

A partir de segunda-feira (26/12), cariocas e turistas que passarem pela orla de Copacabana, na zona sul do Rio, poderão voar no balão símbolo da Operação Lei Seca, do governo estadual. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização que será promovida durante as festas de fim de ano para alertar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção.

O balão ficará disponível ao público até 1º de janeiro, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel. Preso ao chão por cordas, ele subirá até 40 metros e cada passeio terá cerca de cinco minutos de duração.

De acordo com o major Marco Andrade, coordenador da operação, além de contemplar a vista de toda a orla da zona sul carioca, os participantes também receberão uma camiseta e material informativo sobre a campanha.

“Este é um momento de celebração e de reflexão. Queremos convocar a sociedade para pensar sobre o significado da vida e o que pode fazer para ajudar a continuar salvando muitas delas, enquanto desfruta uma das vistas mais belas do mundo”, explicou.

Andrade destacou que os números confirmam a eficácia da mobilização no estado. “O Rio de Janeiro vem demonstrando que é possível mudar a realidade do trânsito com conscientização. Enquanto em todo o país o número de mortes no trânsito aumentou 10% entre os anos de 2009 e 2010, no Rio tivemos redução de 1,82% nesse mesmo período”, disse. Ele acrescentou que pesquisas apontam que 75% dos acidentes ocorridos nas estradas e ruas das cidades são causados por motoristas alcoolizados.

A mobilização neste fim de ano vai contar com todo o efetivo da operação – 140 agentes – e com o apoio da equipe de cadeirantes, que vai conversar com o público e distribuir panfletos.

Um desses agentes é Valmir Costa, que ficou paraplégico aos seis anos, quando um caminhão conduzido por um motorista alcoolizado atingiu o carro em que viajava com seu pai. Depois de viver 12 anos com depressão, ele resolveu ajudar a evitar casos como o dele.

“É muito ruim você ter sua vida modificada pela irresponsabilidade de outra pessoa. Não é bom estar em uma cadeira de rodas e pior ainda é perder a vida. A Operação Lei Seca não é contra a bebida, mas é a favor da vida. Então, o nosso apelo é que se as pessoas beberem, não dirijam”.

Desde 2009, quando foi criada, a Operação Lei Seca fiscalizou 640 mil veículos, multou 115 mil pessoas e flagrou 51 mil motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Atualmente, as equipes atuam em 15 cidades fluminenses e, para 2012, a meta é dobrar esse número, além de intensificar as campanhas em escolas, universidades e empresas.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed