Chuvas deixam pelo menos 150 desalojados em Nova Friburgo

Em função das chuvas dos últimos dias em Nova Friburgo estão sendo realizadas ações preventivas coordenadas pelo Departamento Geral de Defesa Civil Estadual, em parceria com a defesa civil do município, com a Cruz Vermelha, com o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), o DRM, o Instituto Estado do Ambiente (Inea) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo.
O trabalho, comandado pelo o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Sérgio Simões, conta com 24 integrantes do Departamento Geral de Defesa Civil Estadual e 15 bombeiros militares do município, atuando com oito viaturas, dois caminhões e seis de pequeno porte, 4×4.
Nesta manhã, quatro equipes da Defesa Civil estadual foram empenhadas para percorrer as comunidades em risco, apoiando a defesa civil municipal de Nova Friburgo no trabalho de alertar e orientar os moradores. O total de sirenes instaladas no Estado é de 72 unidades, com 41 comunidades atendidas. Em Nova Friburgo, são 35 unidades em 20 comunidades.
Pelo menos 150 pessoas estão desalojadas em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, por conta das chuvas que atingem a cidade há mais de 24 horas. Segundo o coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil do município, esse é o número de moradores que foram atendidos nos 90 pontos de apoio montados pela prefeitura para receber a população em casos de riscos de enchentes ou deslizamentos. Ele acredita que o total de atingidos possa ser ainda maior, já que outras pessoas podem ter deixado suas casas e buscado apoio em residências de parentes ou amigos.
De acordo com o coronel, a Defesa Civil permanece em estado de alerta. “A chuva aqui é constante e, em alguns pontos, tivemos acumulado um volume superior a 100 milímetros. Isso é preocupante porque hoje Nova Friburgo é um município muito vulnerável. A Defesa Civil está totalmente de prontidão”, afirmou.
O coronel Mori informou que foram acionadas sirenes de alerta para risco de inundações e desabamentos em 14 das 20 comunidades que contam com o serviço. Segundo ele, o bairro de Córrego Dantas é o que mais preocupa as autoridades no momento.
“A situação ali merece maior atenção porque, além do problema das encostas, tem também o risco de enchentes”, explicou. O rio que passa pelo local transbordou na madrugada de hoje (2).
Ele acrescentou que 24 técnicos, dois caminhões e seis automóveis com tração nas quatro rodas da Defesa Civil estadual foram deslocados para reforçar os trabalhos no município.
Há um ano, mais de 900 pessoas morreram vítimas das enxurradas que atingiram a região serrana fluminense.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed