Main Menu

I Workshop Estadual da Escola de Defesa Civil no Noroeste Fluminense


I Workshop Estadual da Escola de Defesa Civil no Noroeste Fluminense
I Workshop Estadual da Escola de Defesa Civil no Noroeste Fluminense

Aconteceu na última quinta-feira (24/05), em Itaperuna – Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – o I Workshop Estadual da Escola de Defesa Civil no Noroeste Fluminense, apresentando o Marco de Ação de Hyogo 2005-2015, com o tema “Aumento da resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres”. O evento foi realizado no auditório do Hospital São José do Avaí.

O Marco de Ação de Hyogo (MAH) é o instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros das Nações Unidas. Seu objetivo geral é aumentar a resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres, ao alcançar para o ano de 2015, uma redução considerável das perdas que ocasionaram os tragédias, tanto em termos de vidas humanas, quanto aos bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades e dos países. As prioridades são fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade; conhecer os riscos e tomar medidas; desenvolver uma maior compreensão e conscientização; reduzir o risco; além de estar preparado e pronto para atuar.

A abertura do evento ficou a cargo do prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada
A abertura do evento ficou a cargo do prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada

A abertura do evento ficou a cargo do prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada. Na ocasião, o diretor da Escola de Defesa Civil (EsDEC), Cel. Paulo Renato Martins Vaz apresentou as diretrizes originadas entre as prioridades do MAH, delimitadas na Convenção das Nações Unidas na província de Hyogo, no Japão, no ano de 2005. O trabalho propõe uma lista de passos essenciais para a construção de cidades resilientes que podem ser implantados por prefeitos e gestores públicos locais.

O coordenador Regional da Defesa Civil do Noroeste, Ten. Cel. Douglas Paulich explicou que 168 países participaram do Marco de Hyogo, e que o workshop tem o intuito de capacitar o primeiro escalão dos governos municipais do Estado do Rio, a fim de que possam se habilitar a entender as ações preventivas e de captação de recursos necessários para a efetivação de uma política constante e eficaz de redução de desastres em cada mesorregião Fluminense.

Prefeito Fernando ‘Paulada’ com os coronéis Laécio Cunha Filho, Douglas Paulich Júnior e Paulo Renato Martins Vaz
Prefeito Fernando ‘Paulada’ com os coronéis Laécio Cunha Filho, Douglas Paulich Júnior e Paulo Renato Martins Vaz

Participaram do evento equipes de Defesa Civil e representantes dos municípios de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, Miracema, Natividade, São José de Ubá e Varre-Sai. Estiveram presentes o prefeito de Itaperuna Fernando “Paulada”; comandante do CBA IV Norte Noroeste, Cel. Laécio Cunha Filho; coordenador Regional de Defesa Civil Noroeste, Cel. Douglas Paulich Júnior; diretor da Escola de Defesa Civil, Cel. Paulo Renato Martins Vaz; coordenador Regional de Defesa Civil Norte, Cel. Pires Santana Filho; secretário Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna, Mj. Joelson de Oliveira; além de inúmeros secretários e representantes de Defesa Civil do Noroeste Fluminense.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna; e Regional da Defesa Civil do Noroeste (REDEC – Noroeste Fluminense).

(*) Com informações do Decom – Itaperuna, com EIRD (Estratégia Internacional para a Redução de Desastres)

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed