Main Menu

Exército deixa oficialmente o Complexo do Alemão e UPP assume o controle da região


Exército deixa oficialmente o Complexo do Alemão e UPP assume o controle da região
Exército deixa oficialmente o Complexo do Alemão e UPP assume o controle da região

Em um momento histórico da área de Segurança do Rio de Janeiro, foi realizada, nesta segunda-feira (09/07), a solenidade oficial de passagem de comando do Exército Brasileiro para o Comando da Coordenadoria Geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no que diz respeito à garantia da segurança nas comunidades que integram o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Durante a cerimônia, o governador Sérgio Cabral agradeceu o empenho das polícias Civil e Militar, responsáveis pela ocupação inicial da região, e aos militares do Exército – que, nos últimos 19 meses, garantiram aos moradores o exercício pleno da cidadania através da Força de Pacificação. Cabral afirmou que o Complexo do Alemão já recebeu mais de R$ 800 milhões em investimentos e infraestrutura e ressaltou que, com a instalação das UPPs nessas comunidades, esse processo se consolidará.

– Esse trabalho prossegue, não acaba aqui. Ao contrário, abre-se um novo capítulo. Nós vamos chegar ao momento em que não haverá no Rio de Janeiro nenhum território dominado pelo tráfico de drogas ou pela milícia – afirmou Cabral, acrescentando que é iminente a consolidação da pacificação da Rocinha com a instalação de UPP na comunidade.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, parabenizou o trabalho realizado pelo Exército em parceria com as forças estaduais.

– Essa passagem de comando do Exército para a PM é singular e vem acompanhada da sensação de dever cumprido – disse Amorim.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, lembrou a importância da pacificação do Complexo do Alemão para a segurança no Rio:

– As polícias Civil e Militar ocuparam essa área que, no meu entendimento, era a agência reguladora do crime no estado. E nós não chegaríamos a esse momento sem a importante participação do Exército – frisou.

Aproximação com os moradores

Para o comandante militar do Leste, general Adriano Pereira, o sucesso da Força de Pacificação só foi possível devido ao empenho dos militares envolvidos, que também conseguiram conquistar a confiança dos moradores.

– Hoje é um dia especial para o Exército porque encerramos uma operação muito difícil. Tenho de reconhecer a fibra dos soldados do Exército e da PM que integraram a Força de Pacificação – disse o general.

O comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, disse que a tendência é melhorar cada vez mais o serviço prestado às comunidades:

– A essência do processo de pacificação começa com a polícia de proximidade, capaz de dialogar, além de ampliar a presença física.

Mais cedo, foram inauguradas as sedes definitivas das UPPs da Fazendinha e Nova Brasília.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui











Comments are Closed