Itaperuna realiza curso de capacitação em prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Saúde e por meio do Núcleo Informação e Educação e Saúde (Nices), encerrou no dia 13, às 9h, no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, o curso de capacitação em prevenção e enfrentamento à violência contra as Mulheres.
O curso que teve várias etapas tem como objetivo fortalecer as ações do Programa da Saúde da Família (PSFs) e da rede de atenção e proteção à mulher em situação de violência na cidade. As palestras visam contribuir para o treinamento dos enfermeiros e os agentes comunitários que trabalham na rede municipal de saúde.
De acordo com a assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Seufitelis, que é responsável pela coordenação do curso, “esse encontro vem para enriquecer a atuação municipal. Onde todos saíram mais fortalecidos”, disse.
Segundo o médico pediatra da rede municipal Dr. Benedito Martins, que ministra palestra sobre a questão, ainda é grande o número de mulheres que não denunciam a violência por medo. “Por isso, atendendo uma exigência do Ministério da Saúde, atuamos para criar uma rede social de assistência para estas famílias”, realça Martins.
Para a coordenadora de Especificidade Regionais dos PSFs Ana Carla Souto, o curso qualifica os novos profissionais. “Tivemos uma renovação no quadro de funcionários do programa de aproximadamente 70%. Estes encontros apontam um novo olhar que ajudam a identificar novos casos”, disse Ana Carla, que no ensejo informa que a educação continuada é constantemente realizada com os membros de sua equipe.
O secretário de Saúde Dr. Carlos Alberto Malta Carpi afirma que é prioridade em seu governo as várias políticas de inclusão implantada pela Prefeitura a exemplo daquelas desenvolvidas pelo Programa de Saúde da Mulher, e a necessidade de ampliar a integração com a sociedade. “Nós precisamos conversar com a sociedade sobre as questões da violência contra a mulher e isso deve ser feito por meio do processo educativo, que é o caminho para o convencimento que vai possibilitar que esses casos deixem de ocorrer”, disse o secretário.
Related News

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More

Menino de 14 anos sofre tentativa de homicídio em Bom Jesus do Itabapoana
Um adolescente de 14 anos foi vítima de tentativa de homicídio, na comunidade de NovaRead More
Comments are Closed