Main Menu

Cesar Cielo fica com o bronze nos 50 metros livres


Cesar Cielo fica com o bronze nos 50 metros livres
Cesar Cielo fica com o bronze nos 50 metros livres

O brasileiro Cesar Cielo Filho, 25 anos, conquistou a medalha de bronze nos 50m livre, com o tempo de 21s59, nesta sexta-feira (03/08), no penúltimo dia da natação nos Jogos Olímpicos de Londres, a 13ª da natação brasileira em Olimpíadas. Assim, Cesão não consegue o sonhado bicampeonato olímpico da prova. Bruno Fratus terminou em quarto lugar, com 21s61, o melhor tempo de sua carreira, dois centésimos abaixo do tempo da semifinal, em que ficou na mesma posição. Esta foi a segunda vez na história em que o Brasil tem dois nadadores numa final. A primeira foi em Atlanta 1996, nos 100m livre, com Fernando Scherer (5º) e Gustavo Borges (3º).

O vencedor foi o francês Florent Manaudou, com 21s34, o melhor tempo de sua carreira e a mesma marca que Cielo fez em 2008 pra ser o primeiro da semifinal dos Jogos de Pequim. Ele chegou a final com o sexto tempo, 21s80 e nadou na raia sete, ao lado de Bruno Fratus, na raia 6. A prata ficou com o americano Cullen Jones, 28 anos (raia 5), 21s54, o mesmo tempo com que empatara com Cielo (raia 4) na primeira posição da semifinal de ontem (qui, 2/08).

– Foi uma das surpresas destes Jogos. Achei que esta medalha estava entre os brasileiros, eu e Bruno, e os americanos (Cullen Jones e Anthony Ervin). Mas o francês fez o melhor tempo de sua vida. Pelo menos peguei pódio e é importante mais uma medalha na carreira. Uma derrota deixa os erros mais claros, e com o tempo vamos avaliar o que aconteceu. Talvez tivesse nadado melhor se optasse por ficar de fora dos 100m livre, estou me sentindo um pouco cansado. Agora é torcer pelos outros esportes que ainda estão na disputa para que tragam mais medalhas para o Brasil e quanto ao Pro-16 faço um balanço positivo, pois conquistamos medalhas importantes e competimos bem. Saímos com duas medalhas – Thiago nos 400m medley e eu nos 50m livre – e mais duas finais, eu nos 100m livre e ele nos 200m medley. Devemos mudar alguma coisa para 2016, mas a moldura do treinamento continuará mesma – disse Cielo.

Já Bruno não escondeu a tristeza por ter ficado fora do pódio, mas ao mesmo tempo ficou satisfeito por seu desempenho.

– É difícil ficar a dois centésimos depois de tanta preparação, fiquei triste. Se eu soubesse que seria tão pouquinho teria dado mais. Mas quatro anos passa rapidinho, e o próximo vai ser em casa, vai ser diferente, estão por vir quatro anos bem produtivos até os Jogos do Rio – concluiu Bruno.

Florent Manadou tem 21 anos – o mais jovem entre os oito finalistas – a mesma idade de Cielo no ouro olímpico dos Jogos de Pequim 2008. Ele é irmão de Laure Manaudou, 25 anos, três vezes medalhista olímpica nos Jogos de Atenas/2004 (ouro nos 400m livre, prata nos 800m livre e bronze nos 200m costas). Com o tempo de hoje (sex), Florent passou ao primeiro lugar do ranking de 2012 da prova, com Cielo ficando na segunda posição, com tempo do Troféu Maria Lenk deste ano, 21s38.

A natação brasileira deixa Londres com duas medalhas. Além deste bronze de Cielo, teve a prata de Thiago Pereira nos 400m medley no primeiro dia da competição de natação, no último sábado, 28/7. Nos Jogos de Pequim/2008, Cielo conquistou o bronze nos 100m livre e dois dias depois, o ouro nos 50m livre, com 21s30, recorde olímpico que continua em seu poder e a primeira vitória da natação brasileira em Olimpíadas. Agora, o Brasil possui 13 medalhas olímpicas na natação (1 ouro, 4 pratas e 8 bronzes).

Esta medalha de bronze dá a Cielo um prêmio de R$ 30 mil dos Correios, patrocinador oficial dos Esportes Aquáticos do Brasil, que instituiu o “Prêmio Correios Medalha Olímpica”, junto à CBDA.

Por: Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

Leia Mais Notícias Clicando Aqui


Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed