OEA discute hoje impasse entre Equador e Reino Unidos sobre caso Assange

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) discute nesta sexta-feira (24/08), em Washington, nos Estados Unidos, o impasse envolvendo o Equador e o Reino Unido devido às concessões de asilo político e salvo-conduto ao australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks. Na semana passada, quando foi apresentado o pedido para a realização da sessão, as delegações dos Estados Unidos, do Canadá e de Trinidad e Tobago votaram contra a proposta.
A reunião extraordinária da OEA foi convocada a pedido da delegação do Equador. Assange aguarda o salvo-conduto britânico para poder deixar o país. Mas o Reino Unido resiste a conceder a autorização. A sessão da OEA ocorre uma semana depois de a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) ter apoiado o Equador no impasse com o Reino Unido.
No dia 19, os representantes da Unasul aprovaram um documento pedindo a busca do diálogo e o respeito à Convenção de Viena, de 1961, que determina que as representações estrangeiras em um país são invioláveis. A referência foi uma indicação à condenação de quaisquer tentativas por parte dos britânicos de ingressar na Embaixada do Equador no Reino Unido, na qual Assange está abrigado.
Os chanceleres da Unasul se comprometeram a levar para a reunião de hoje, em Washington, o documento aprovado pelo grupo no domigo passado. A delegação do Equador disse aguardar na OEA uma posição semelhante à expressa pela Unasul e a Aliança Bolivariana para as Américas (Alba).
Há mais de dois meses, Assange está na embaixada equatoriana em Londres. O Equador concedeu o asilo político, mas o Reino Unido insiste em extraditá-lo para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Assange só pode deixar o país se os britânicos concederem o salvo-conduto. Nos últimos dias, a polêmica aumentou com a possibilidade de policiais britânicos ocuparem a embaixada.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

Mulher com criança no colo tenta fugir após esfaquear guarda municipal, é presa e levada para a Delegacia de Casimiro de Abreu
Policiais da 121ª DP, a Delegacia legal de Casimiro de Abreu), com apoio da GuardaRead More

Polícia prende várias pessoas da mesma família em Santo Antônio de Pádua
Militares do 36º BPM prenderam na noite desta quarta-feira (02), três pessoas da mesma família,Read More
Comments are Closed