Main Menu

Faetec abre a primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais


Faetec abre a primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais
Faetec abre a primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais

A partir de agora, quem quiser aprender gratuitamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras), basta se inscrever no curso oferecido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Quintino, Zona Norte no Rio de Janeiro. No curso, que tem duração de dois anos, os alunos poderão conhecer a linguagem que utiliza gestos, sinais e expressões faciais e corporais, em vez de sons na comunicação.

– Este curso é mais uma oportunidade de capacitação para as pessoas com deficiência auditiva. A Faetec proporciona a estes alunos novas perspectivas de inclusão. Desta maneira, ajudamos a construir uma sociedade mais justa, na qual todos podem ter oportunidades iguais – explicou o presidente da Faetec, Celso Pansera.

A primeira turma do curso, formada por 22 alunos, teve início no dia 6 de agosto. Ministrada pela professora de Libras, que também é deficiente auditiva, Gilvana Amorim, as aulas acontecem toda segunda e quarta. O material didático usado pelos alunos é o livro Libras em Contextos, da Federação Nacional de Educação dos Surdos (Feneis).

Faetec abre a primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais
Faetec abre a primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais

– O mercado de trabalho oferece cada vez mais emprego nesta área. O ensino é muito importante para a formação e para a sociedade, onde você tem a troca e a interação. O conhecimento flui entre os indivíduos e o mesmo ocorre na língua de sinais, Libras. Que a inclusão possa existir, tirando as diferenças e havendo uma igualdade – disse.

A Libras é a língua de sinais usada pela maioria dos deficientes auditivos nos grandes centros do país. As Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos deficientes auditivos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos fonológico, morfológico, sintático e o semântico.

Mãe de um deficiente auditivo, Débora Oliveira contou que procurou o curso para aprimorar o que já sabia.

– Por conta de uma meningite, aos dois anos e meio de idade, meu filho teve a surdez como sequela. Ele estudou em um colégio especializado e eu fiz um curso básico oferecido por esta mesma unidade. Tenho um professor particular em casa. É importante poder estudar gratuitamente Libras, pois este curso é escasso no Rio – falou.

Morador da Praça Seca, Edson Nascimento, 46 anos, contou que quer aprender Libras para ajudar os amigos a entenderem o que é dito nos cultos da igreja onde frequenta.

– Vai ser muito bom poder ajudar estas pessoas. Pretendo fazer uma faculdade na área da Língua dos Sinais, pois gosto muito deste curso que a Faetec me proporciona – finalizou.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui


Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed