Senado vai ouvir ministros e presidentes de agências, mas Rosemary não é convocada
|
|
Por acordo entre governo e oposição, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou nesta terça-feira (27/11) requerimento para convidar o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams, para prestar esclarecimentos sobre a Operação Porto Seguro, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal.
A operação investigou organização criminosa que teria se infiltrado em diversos órgãos federais, entre eles agências reguladoras, para fraudar e vender pareceres técnicos. No centro do escândalo, está a ex-chefe da Secretaria Regional da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, e o ex- advogado-geral-adjunto da União, José Weber de Holanda – até então, considerado braço direito de Luís Inácio Adams.
Serão convidados a prestar esclarecimentos sobre o mesmo assunto, em audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente e de Infraestrutura (CI), o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys.
O acordo, que teve por artífices o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), incluiu ainda o convite ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para comparecer ao Senado. Cardozo deverá ser ouvido de forma conjunta pela CMA e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Foram sobrestados os requerimentos de convocação de Rosemary de Noronha e de José Weber de Holanda, apresentadas pela oposição. De acordo com o líder do governo, todas as oitivas acontecerão entre quarta (5) e quinta-feira (6) da próxima semana. Eduardo Braga disse à imprensa, após a reunião da CMA, que o governo está tomando “todas as providências cabíveis” e que as oitivas funcionarão como um “complemento de esclarecimento”.
– O governo não tem nenhum temor em tornar absolutamente claras e transparentes todas as suas posições – declarou.
(*) Com informações da Agência Senado
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed