Main Menu

Ciclone com chuva e vento forte causa transtorno em Itaperuna

 
 

Ciclone com chuva e vento forte causa transtorno em Itaperuna

No final da tarde desta quarta-feira (19/12) uma massa de ar quente que estava sobre o Estado do Rio de Janeiro, causou um transtorno em Itaperuna. O fenômeno avançou em direção ao Noroeste fluminense, devido ao calor da parte da manhã e a alta umidade por volta das 17h00 criando uma zona de instabilidade trazendo consigo ventos de mais de 100 km/h com uma rápida pancada de chuva.

O evento climático, típico do verão brasileiro, assustou alguns moradores que foram pegos de surpresa com a formação rápida da chuva conforme pode ser visto nos vídeos abaixo. Árvores foram arrancadas e casas destelhadas em vários pontos da cidade, algumas caindo sobre veículos. Outdoors foram arrancados com a força dos ventos e no centro da cidade até motocicletas foram arrastadas na Avenida Cardoso Moreira.

Ciclone com chuva e vento forte causa transtorno em Itaperuna

João Carlos e Nayara, foram pegos de surpresa quando passavam no centro em uma motocicleta e contaram que foram arrastados pelo vento.

“Eu vi que vinha uma chuva forte e tentei chegar em casa no bairro Cidade nova, quando cheguei na Cardoso Moreira o vento forte com a chuva me alcançaram, tentei frear a moto, mas fui arrastado e jogado na pista. Graças a Deus não ficamos com ferimentos graves”, disse João Carlos ainda assustado.

Arvores também foram arrancadas no centro da cidade. Uma delas caiu sobre várias motocicletas estacionadas próximas a uma das agências do Banco Itaú. Em todos os bairros da cidade há registros de caixas d’água que foram destampadas, antenas parabólicas danificadas e até crianças arrastadas pelos ventos.

A torre de uma emissora de rádio de Itaperuna foi totalmente destruída com a força dos ventos" title="A torre de uma emissora de rádio de Itaperuna foi totalmente destruída com a força dos ventos

No Centro Poliesportivo um veículo que estava estacionado teve algumas avarias depois de ser atingido por umas das árvores que foi arrancada no local. No momento não havia ninguém dentro do carro.

Na parte alta da cidade, onde se encontra o parque de comunicação do município com várias torres de emissoras de rádio, televisão e telefonia, o vento passou nos 150 km/h e arrastou a torre da Rádio 102 FM. Não havia ninguém próximo ao local e nenhuma residência foi atingida.

A Defesa Civil, apesar da violência da ventania, não registrou nenhuma vítima no município do Noroeste Fluminense.

Ciclone

É o nome genérico para ventos circulares. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos superam os 50 km/h. É um sistema de baixa pressão atmosférica, formado em latitudes médias do planeta, onde os ventos circulam no sentido horário no hemisfério sul e anti-horário no hemisfério norte. A formação se dá pelo processo de mistura das massas de ar frio e quente, chamado oclusão, que é acelerada de acordo com a intensidade das Correntes de Jato (ventos fortes nos altos níveis da troposfera), que favorecem a ascensão do ar e a queda da pressão atmosférica.

(*) Por Marcos Vinicio Dias Ribeiro

Tempestade formou rapidamente assustando moradores de Itaperuna

Ventos fortes arrastaram motocicletas no centro de Itaperuna

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed